Cuiabá | MT 25/04/2024
Interior de MT
Terça, 17 de outubro de 2017, 14h25

Nem chuva atrapalha abertura da 10ª edição da Caravana


Na abertura da 10ª Caravana da Transformação nesta terça-feira, em Tangará da Serra, nem a chuva atrapalhou a chegada dos primeiros pacientes que vieram em busca dos serviços. A expectativa é que o evento, realizado no Módulo Esportivo da cidade, preste 7 mil atendimentos e cerca de 4 mil cirurgias oftalmológicas, com pacientes oriundos de 14 cidades da região.

Além de Tangará, a cidade sede, a caravana vai atender moradores de Alto Paraguai, Arenápolis, Barra dos Bugres, Campos de Júlio, Campo Novo dos Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal e a etnia indígena Enawenê-nawê, do município de Brasnorte.

A Caravana iniciou seus atendimentos às 5h e estão sendo realizados normalmente conforme a chegada dos pacientes, que devem estar munidos de um documento de identificação com foto e o Cartão SUS. Equipes da Superintendência de Saúde e Vigilância em Saúde da SES estão no local para dar o suporte necessário.

Segundo Sônia Regina Andrade, diretora do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra (ERS), que está atuando em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) na Caravana, a realização do evento na cidade será de grande valor. “Na primeira etapa, que foi no município de Barra dos Bugres, aconteceu que a demanda do nosso município era muito maior do que poderia ser atendida. Por isso, fizemos questão de trazer de volta e ser a sede para também poder proporcionar o atendimento aos municípios próximos”, pontuou Sônia.

Os atendimentos das cidades estão divididos entre os dias da Caravana, para que possam ser recebidos com comodidade e todos os municípios listados sejam atendidos. Hoje, de acordo com o pré-agendamento, os municípios de Tangará da Serra (cidade-sede), Arenápolis, Barra do Bugres, Diamantino, Nova Olímpia e Nortelândia serão os primeiros a serem atendidos.

Nesta terça-feira, apenas as consultas e exames serão realizados. Caso o paciente apresente a necessidade de alguma intervenção cirúrgica, que se iniciam nesta quarta-feira (18.10), ali mesmo já é efetuado o agendamento. Alguns serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra também estarão disponíveis nos chamados “Dia D” (sexta e sábado), como testes rápidos de HIV, aferição dos níveis de glicemia, pressão arterial e aplicação de cerca de mil doses da vacina contra a gripe H1N1.

“Nós temos uma população de mais de 100 mil habitantes somente em Tangará, então se a gente for trabalhar com o número de 7% de idosos, teríamos um bom número para estar atendendo”, ressaltou Sônia.

A 10ª edição da Caravana da Transformação conta com uma estrutura coberta de 10 mil m², com banheiros, praça de alimentação, ventilação e espaços destinados a outros serviços que serão oferecidos no local durante o evento. A estrutura de alimentação possui alvará de funcionamento provisório e já passou pela inspeção sanitária da Vigilância. A estimativa é de que cerca de mil consultas, com pacientes que foram anteriormente triados e passaram por um pré-agendamento, sejam realizadas por dia.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114