Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Quarta, 25 de outubro de 2017, 19h12

Exposição mostra documentos históricos para alunos de Tangará da Serra


.

Os olhares atentos das crianças que cursam o ensino fundamental em escolas estaduais de Tangará da Serra não deixaram passar nenhum detalhe da exposição “Mato Grosso em Documentos”, oferecida pela Superintendência de Arquivo Público durante a 10ª Caravana da Transformação. Mais de mil alunos visitaram a exposição por meio do Circuito Cultural, que guiou crianças pelos estandes do evento.

Documentos que contam a história de Mato Grosso em painéis, e uma apresentação interativa com documentos que mostram o desenvolvimento da região fizeram parte da mostra itinerante. Conforme a superintendente do Arquivo, Vanda da Silva, é um trabalho que mostra para a população em geral a relevância da guarda de documentos, e como isso é importante para preservar a história.

“Temos um acervo setecentista, com mais de 300 mil documentos, e a ideia é divulgar para que as pessoas possam conhecer o que guarda o Arquivo Público. É muito importante a participação das crianças, pois elas aprendem vendo os documentos que a história é feita pelas pessoas, e elas podem fazer a história”, explica.

Conforme a professora da Escola Rural Patriarca, Elizabete Ribeiro, a turma de estudantes recebeu com muito entusiasmo a participação no Circuito Cultural, e na exposição do Arquivo Público. “É importantíssimo esse momento para as crianças, elas tem uma realidade muito diferente das crianças que estão na capital. Só assim eles vão ter conhecimento sobre a memória e a história do seu povo”, conta a professora.

Para os alunos da Escola Estadual Ernesto Che Guevara, localizada no Assentamento Antônio Conselheiro, zina rural de Tangará, a história tem um significado mais presente na vida deles: a conquista da escola na localidade é marco para a comunidade, e está retratada na história do município, conta a diretora da escola Angela Cristina Alves.

“Na escola eles aprendem mais a história do Brasil, e menos da regional, pois não temos um material tão rico quanto esse. É importante também resgatar essa história, porque a escola por exemplo, começou de palha, depois de madeira, e recentemente de alvenaria. A história das escolas é dos alunos também, de todos nós”, acredita a professora.

Arquivo Público

Livros, revistas, jornais, fotografias e vários outros registros sobre a cultura, a vida social e a história de Cuiabá, do período Colonial (1500 a 1822), Imperial (1822 a 1889) até o Republicano (1889 até os dias atuais), estão à disposição de historiadores, pesquisadores, estudantes ou até mesmo de meros curiosos, no Arquivo Público de Mato Grosso. A instituição, uma superintendência da Secretaria de Estado de Gestão (Seges), atua na conservação, descrição e catalogação desses documentos, disponibilizando-os para a consulta de qualquer cidadão.

Para ter acesso a outros registros da história de Cuiabá e do estado de Mato Grosso qualquer cidadão pode visitar o Arquivo Público, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no Centro de Cuiabá. O horário de atendimento é das 13 às 19h, de segunda à sexta-feira.


 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114