» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Quarta, 01 de novembro de 2017, 18h03

População de Poconé discute direitos dos consumidores em palestra do Procon-MT


Foto por: Solange Wollenhaupt
.

Servidores do Procon Estadual ministraram uma palestra com o tema "Superendividamento", nesta terça-feira (31.10), em Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá). O evento, que aconteceu no Sesc-Poconé, localizado no barro São Benedito, contou com a parceria do Procon Municipal e reuniu estudantes, servidores públicos e a população em geral.

De acordo com a gerente de Informação, Divulgação e Educação para o Consumo, Marluce Pereira, que ministrou a palestra, a oferta de crédito rápido e fácil, a explosão da publicidade estimulando o consumo, a falta de informação e a má administração da renda familiar estão entre as principais causas do superendividamento. “A educação para o consumo deve começar o quanto antes. As crianças precisam aprender desde cedo como evitar o superendividamento”, alerta.

A gerente também explicou que planejamento e mudanças de hábito são importantes para a família conseguir equilíbrio financeiro. “O primeiro passo é elaborar uma planilha de orçamento doméstico, detalhando todos os ganhos e gastos. Nesse momento, é preciso ser realista para enxergar as dívidas com clareza e saber ao certo os recursos que a família dispõe e o quanto está comprometido. Também é essencial que todos colaborem. Cortar gastos com supérfluos, apagar luzes ao sair de um ambiente, desligar da tomada aparelhos que não estão sendo usados, são exemplos de pequenas atitudes que ajudam a economizar”, salienta.

A coordenadora do Procon de Poconé, Jossielma da Silva, considera importante promover eventos que levem informações à população sobre seus direitos e deveres. “O Procon Estadual desenvolve projeto permanente de Educação para o Consumo. Nossa intenção é realizar mais palestras, em escolas estaduais e municipais, para que as crianças e adolescentes estejam cientes de seus direitos e possam levar esse conhecimento para suas famílias”, destaca a coordenadora.

Para a aluna do Pronatec-Poconé, Iris de Oliveira, na sociedade em que vivemos, as pessoas suprem necessidades pessoais com produtos e acabam gastando mais do que têm. “Isso acarreta descontrole das finanças. Precisamos aprender sobre limites para gerenciarmos nossos gastos e evitarmos o superendividamento”, opina.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e do Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser esclarecidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114