» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Sábado, 09 de dezembro de 2017, 11h38

Servidores de Rondonópolis participam de palestra sobre gestão de documentos


.

A gestão de documentos é um assunto estratégico para garantir a transparência na administração pública. Com este foco, a Superintendência de Arquivo Público realizou a palestra “Gestão Documental - A importância da gestão de documentos enquanto ferramenta para acesso e transparência da informação”, para cerca de 40 servidores, estaduais e municipais de Rondonópolis (214 km de Cuiabá), na tarde desta quinta-feira (07.12) durante a 11ª Caravana da Transformação.

Conforme a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, capacitações como esta são importantes para fomentar a boa gestão de documentos em todo o Estado. É essencial garantir o acesso a informação, a transparência na gestão, e principalmente otimizar esse processo de guarda da informação, por meio de arquivos, explica a gestora.

“Um dos papeis do poder executivo estadual é auxiliar os municípios, e nós estamos ajudando Rondonópolis a desenvolver esse setor tão importante do ponto de vista da gestão pública, que guarda os documentos e preservam a nossa história”, conta.

Um dos participantes da palestra é o servidor da Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis, Antutérpio Dias Pereira. Ele foi um dos que mobilizou os colegas de vários setores para participar, e ressaltou a importância do evento para o município. “Estamos discutindo um plano municipal de gestão de documentos e as noções trazidas pela palestra do arquivo público vai nos ajudar a dar o pontapé inicial neste projeto”.

A servidora Rosana Pereira de Brito atua no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do município e ressalta que decidiu participar pois achou o tema da palestra muito interessante para a sua atuação profissional.

“Gostei muito da palestra, extremamente importante para o servidor público. Quando se alinha os procedimentos você deixa de ter intempéries. Todo complexo da caravana está sendo muito importante pra Rondonópolis. Trazer as palestras para cidade faz com que muito mais pessoas possam ter acesso”, acredita a servidora.

Arquivo Público

A Superintendência de Arquivo Público é ligada à Secretaria de Estado de Gestão (Seges) e realiza a gestão do Sistema de Arquivos do Estado e tem a prerrogativa de auxiliar todo o estado a criar seus sistemas de arquivos. Ocupa papel de destaque em Mato Grosso enquanto gestora dos documentos permanentes e de valor histórico produzidos pelo Poder Executivo Estadual.

O órgão tem duas funções: preservar e facilitar o acesso aos documentos históricos e de valor probatório para a administração, bem como acompanhar e implementar a política estadual de gestão de documentos.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114