» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Sábado, 09 de dezembro de 2017, 14h56

Prefeitura de Cáceres e Unemat querem ouvir população para elaborar Plano Diretor


A Prefeitura Municipal de Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso deram inicio a fase de apresentação do diagnóstico técnico do município para a população. O objetivo é ouvir sugestões que venham a subsidiar a construção coletiva do Plano Diretor do município. A primeira audiência pública foi realizada na noite desta quinta-feira (07.12) no Centro Cultural da cidade.

A elaboração do Plano Diretor de Cáceres é um dos quatro grandes eixos do convênio firmado entre a Prefeitura de Cáceres e a Unemat intermediado pela Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). Além desse projeto, os outros são: Plano de Mobilidade Urbana, Cadastro Multifinalitário e Reestruturação Fiscal e Tributária.

O professor da Unemat, doutor em urbanismo, João Sanches, que coordena o trabalho do Plano Diretor explicou que serão realizadas diversas audiências públicas em pontos distintos do município e também serão realizadas oficinas em algumas escolas do a fim de que a população conheça a realidade e a partir disso possa opinar e dizer como deseja ver a cidade daqui alguns anos.

Ele explicou que o município de Cáceres tem um Plano Diretor que ainda está vigente, mas reconheceu a necessidade de atualização visto que o diagnóstico técnico que embasou a atual legislação já tem 10 anos. “A cidade mudou muito nos últimos anos, o clima, a umidade e os ventos, por exemplo, sofreram alterações. Temos que estar atentos a diversos fatores e entender o que é o Plano Diretor para planejarmos a cidade que queremos”, explicou.

A secretária de Planejamento do município, Nelci Long, agradeceu a parceria da Unemat e da Faespe com a Prefeitura e destacou a importância de se fazer esse planejamento de forma responsável e compromissada para garantir que Cáceres possa ser pensada e planejada para mais 25 anos. “Nosso desejo é que até 2020 tenhamos um planejamento construído de forma coletiva que dê conta das necessidades do município para os próximos 25 anos”, disse.

A vice-prefeita Eliene Liberato destacou a importância da participação popular nesse projeto que visa um planejamento da cidade. Ela também agradeceu a Unemat por aceitar o desafio. Ela lembrou que a Unemat vem cumprindo à risca todo o cronograma estabelecido. Já o diretor da Faespe, o servidor da Unemat, Valter Gustavo Danzer, lembrou que esse convênio entre a Unemat e a Prefeitura é pioneiro no país e vem trazendo frutos positivos tanto para os munícipes como para a comunidade acadêmica. “Temos diversos professores, servidores e acadêmicos que estão desenvolvimento pesquisa e atividades nesse convênio. E o papel da Fundação de Apoio é justamente esse apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, disse.

Entre os participantes da audiência pública, o engenheiro e inspetor do CREA, Adilson Reis, ressaltou a qualidade do diagnóstico técnico apresentado pela Universidade e lembrou o quanto é fundamental a participação popular nessa construção. O professor universitário e jurista Expedito Figueiredo lembrou que é necessário cuidar do arcabouço jurídico. Os professores da Unemat explicaram que após o Plano Diretor ser construído serão iniciados os processos para elaboração das diferentes leis que darão sustentação ao planejamento da cidade.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114