Cuiabá | MT 19/03/2024
Interior de MT
Terça, 16 de janeiro de 2018, 16h25

Instalação do Corpo de Bombeiros em Alto Araguaia está próxima de se tornar realidade


.

A instalação do Corpo de Bombeiros no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) caminha para se tornar realidade. Anseio antigo da comunidade e classe empresarial, a sede da unidade está concluída e funcionará em anexo ao terminal rodoviário da cidade. Desde dezembro de 2017, os bombeiros que integram a mais nova unidade no interior do Estado, recebem treinamentos teóricos e práticos. A gestão do prefeito Gustavo Melo (PSB), junto ao Governo de Mato Grosso e Comando Regional Sul do órgão, foi determinante para consolidação do projeto na cidade.

O núcleo em Alto Araguaia está sendo instalado com recursos do Governo de Mato Grosso e da Prefeitura. A instalação da unidade da parte alta da cidade foi estratégica, principalmente para agilizar o atendimento em caso de ocorrências. A preparação dos militares incluiu, num primeiro momento, aplicação de teoria, visto que os mesmos também desempenharão funções administrativas.

Esta semana tiveram início as atividades práticas com utilização de um caminhão de combate a incêndio. De acordo com o subtenente Gonçalves, comandante do núcleo do Corpo de Bombeiros de Alto Araguaia, o caminhão utilizado nas atividades já pertence ao núcleo do município.

"Além de combater incêndio, será utilizado em atendimento pré-hospitalar, em principal de vítimas presas em ferragens e acidentes. Pedimos a compreensão da sociedade, pois também estamos ansiosos para começar a atuar", complementa. Até o momento a unidade conta oito militares efetivos e estarão vindo mais quatro. O veículo tem capacidade para armazenar 5 mil litros d'água.

O prefeito Gustavo Melo comemorou a instalação da unidade e elencou fatores que reforçam a necessidade da atuação de bombeiros militares em Alto Araguaia. O gestor mencionou que a cidade possui cerca de 17 mil habitantes, conta com o segundo maior terminal de descarga e carregamento de grãos de Mato Grosso, é cortado pela BR-364, o que provoca um intenso movimento de veículos, especialmente de carga. Outra particularidade, são os vários rios que cortam todo território do município, em especial o Rio Araguaia.

"Detectamos a necessidade e priorizamos a instalação do Corpo de Bombeiros. Mantivemos contatos com o Governo de Mato Grosso, com o Comando Regional Sul do Corpo de Bombeiros e agora essa unidade caminha para sua total realização. Não medimos esforços. Com certeza quem ganha é a população de Alto Araguaia, que há anos sonha com esta unidade", mencionou o prefeito.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114