» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Sexta, 26 de janeiro de 2018, 14h55

Prefeitura de Alto Araguaia discute projeto para licitação de ponte sobre o Rio Araguainha


A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) deve lançar em breve uma licitação para construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Araguainha, na MU-45, zona rural do município. O prefeito Gustavo Melo (PSB), o secretário de Obras e Infraestrutura, Milton Lima, o engenheiro Aureo Sierra e o produtor rural Leonardo Subtil estiveram na localidade nesta sexta-feira (26) para uma visita técnica. O objetivo foi discutir o projeto a fim de contratar uma empresa para execução das obras, que serão custeadas com recursos da Prefeitura e por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) com produtores rurais da região.

Os investimentos devem girar em torno de R$ 350 mil. Pela proposta, a prefeitura custeará 50% da obra, enquanto que produtores os outros 50%. A obra vai cobrir uma dívida histórica com a região do Vale do Araguaianha, que anseia a construção desta ponte de concreto. Os produtores mostraram-se otimistas, principalmente por conta do diálogo promovido pela atual administração a fim de resolver o problema da localidade.

A primeira conversa ocorreu em 25 de novembro entre produtores, representantes do Sindicato Rural e autoridades dos municípios de Alto Araguaia e Araguainha em uma reunião do Movimento Pró-Logística Vale do Araguainha. O encontro foi organizado Pelo Sindicato Rural, com apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores.

A atual ponte é de madeira e possui 36 metros. Mas as condições estruturais oferecem risco a passagem de veículos, principalmente de carga. Produtores da localidade sofrem há vários anos com a precária estrutura da ponte, que compromete a chegada de insumos e a retirada da produção agrícola e pecuária da localidade.

Pelo projeto em execução pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, por meio do Departamento de Engenharia, a estrutura de concreto terá 33 metros de extensão, garantindo mais segurança e agilidade aos produtores.

O produtor rural Leonardo Subtil lembrou que a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Araguainha, na MU-45, sempre foi um sonho de todos os produtores da região, conhecida principalmente por abrigar um grande rebanho bovino.

"Estamos lutando por essa ponte. O Sindicato Rural fez uma mobilização. Está prevista uma parceria entre produtores e a prefeitura. Essa ponte há vários anos apresenta problema por ser de madeira. Estamos buscando essa de concreto que é um sonho de todos os produtores", disse o produtor rural Leonardo Subtil.

O prefeito Gustavo Melo ressaltou que a visita foi importante para definir a fase final do projeto. "Até semana que vem o projeto deve estar concluído com os valores finais para execução desta obra. Partiremos então para execução da licitação e consequente iniciar a construção desta ponte. Importante destacar que os produtores precisam desta rota de escoamento, que facilita o tráfego de veículos pesados e a logística. Este sonho está próximo de se tornar realidade. A prefeitura não medirá esforços com recursos do Fethab para ajudar esses produtores a escoar a produção com mais facilidade. O transporte escolar também ganha, garantindo mais segurança aos alunos", frisou.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114