» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Segunda, 05 de fevereiro de 2018, 19h37

Nova base aérea em Sorriso fortalecerá operações de segurança na região


Foto: Lenine Martins
.

Com o objetivo de tornar as operações de segurança pública mais dinâmicas, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) vai inaugurar a primeira base descentralizada no interior do estado, em Sorriso (400 km ao Norte de Cuiabá). Construído em parceria com a prefeitura, o novo hangar também atenderá cidades do entorno. A inauguração está prevista para o dia 21 de fevereiro deste ano.

Nesta quarta-feira (07.02), o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, visitará a obra, que está em fase final, e também cumprirá outros compromissos relacionados à segurança pública local. A nova base de Sorriso contará com um helicóptero modelo Esquilo, devidamente equipado para atender as ocorrências policiais, de resgate, incêndios, salvamentos, auxílio em investigações, apoio a ações humanitárias, entre outras. A utilização será em conjunto com o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o qual conta com duas aeronaves modelo Air Tractor 802F, voltadas ao combate a incêndios florestais e urbanos.

O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp-MT), contempla mais de R$ 30 milhões em aeronaves (incluindo do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros) e equipamentos. Além disso, serão disponibilizados cerca de 30 profissionais do Ciopaer, entre bombeiros militares, policiais civis e policiais militares, para atuar no novo hangar, e atender toda a população das regiões Médio-Norte e Norte de Mato Grosso.

Segundo o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Juliano Chiroli, a entrega deste hangar é uma das ações que marcam a comemoração dos 20 anos da unidade operacional. “É um marco importante que nos permitirá atender de maneira mais eficiente a sociedade mato-grossense, e vamos aliar a preocupação com a segurança pública na região à proteção do meio ambiente”.

A escolha do município de Sorriso se deu por conta da localização geográfica estratégica e pela disponibilidade da Prefeitura local em fazer parceria com o Governo do Estado para a concretização do projeto. A iniciativa é resultado de um antigo projeto de descentralização das atividades de operações aéreas, proporcionado pelo fato de o Ciopaer contar com três aeronaves de asas rotativas, de modo que uma ficará estabelecida em Sorriso e as outras duas permanecerão no sistema de rodízio em Cuiabá.

Aquisição de outro helicóptero

Também durante a inauguração do hangar, o coordenador do Ciopaer entregará um projeto ao governador do Estado, Pedro Taques, para compra de um novo helicóptero, de maior capacidade para transporte de pessoal e carga. Além disso, possui maior velocidade, o que, de acordo com Chiroli, poderá viabilizar também uma nova base de operações aéreas em outra região do estado.

O secretário de Estado de Segurança Pública destaca que o investimento em operações aéreas é vital para a segurança pública. “O emprego de aeronaves tem apresentado eficiência no combate ao crime, às atividades do ‘novo cangaço’, ao transporte de tropas, de enfermos e acidentados, na fiscalização ambiental, no apoio aos diversos órgãos da administração estadual, entre outros”, frisa Gustavo Garcia.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai Emanuel tem várias denúncias por corrupção
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114