Cuiabá | MT 23/04/2024
Interior de MT
Segunda, 19 de fevereiro de 2018, 12h49

DAE conserta bomba, mas comunidade de Bauxi continua sem água; MP cobrou solução


Após quase um mês, DAE de Rosário Oeste faz reparo na bomba de água


Redação

Sem o fornecimento de água desde o dia 28 de janeiro deste ano a comunidade de Bauxi, em Rosário Oeste, ainda amarga, hoje, dia 19 de fevereiro, com a falta do líquido nas torneiras. Apesar do conserto da bomba d’agua no final de semana, não há energia elétrica no local de captação, pelo fato de que um raio atingiu o poste de energia e a comunidade aguarda a empresa Energisa para reparos.

No dia dia 6 de fevereiro o PlantãoNews ouviu o secretário de Infraestrutura do município de Rosário, Joacy Inácio, que disse não saber do problema e disse que a população teria de fazer denúncia no Departamento de Água e Esgoto – DAE. Um morador desmentiu o secretário afirmando que ele já tinha conhecimento do problema que ocorria há mais de uma semana. No dia seguinte a reportagem ouviu Gerson Ferreira da Silva, gerente do DAE que ignorou a situação afirmando que ‘não havia previsão de resolver o problema’. Alertado que mulheres grávidas e crianças sofriam com a questão, Gerson então disse que iria agilizar o atendimento. Porém, decorreu a semana de carnaval e somente no dia 18 foi feito o reparo no motor.

Ainda dia 7 de fevereiro a questão foi informada pela reportagem ao Ministério Público de Rosário Oeste, contudo com a folga compensatória da promotora Amanda Rocha, o procedimento foi designado a outro promotor, que atende o município de Nobres que analisaria o caso. Por telefone pela manhã de hoje (19) uma servidora disse que não sabia informar qual andamento.

A reportagem manteve contato às 12h47 de hoje com a empresa Energisa para saber qual a previsão de restabelecimento da energia elétrica no local e aguarda o retorno.

Solução do problema teve intervenção do Ministério Público de Rosário Oeste

.

Atualização 20/02/2018 - Em nota enviada ao PlantãoNews o promotor de justiça Lysandro Alberto Ledesma, informou que os fatos levados a conhecimento do MP pela reportagem geraram a Notícia de Fato Eletrônica 000124-080/2018, tendo o órgão ministerial notificado o Prefeito e o Diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Rosário Oeste, através dos ofícios nO 045/2018 e 046/2018, para que sanassem o problema de falta de água no Distrito de Bauxi no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

Em cumprimento ao requerido o prefeito João Antonio da Silva Balbino e o diretor do DAE, Gerson Ferreira da Silva, informaram (vide ofício) ao representante do Ministério Público que a medida foi atendida e que o abastecimento de água no Distrito do Bauxi foi devidamente restabelecido no ultimo dia 17.02.2018.

Complementaram os gestores que "existem atualmente na localidade cerca de 90 (noventa) ligações que são abastecidas por 02 (dois) poços semiartesianos com 01 (uma) bomba d'água cada, com capacidade de fornecimento de 20mts' de água por hora, tendo plena capacidade para o abastecimento das referidas ligações" e que a paralisação do abastecimento no Distrito do Bauxi se deu por problemas técnicos no painel elétrico da 1" bomba d'água, e necessidade de reparos na 2" bomba d'água, e que os problemas foram devidamente sanados.

Mais sobre o assunto:

Falta de água no distrito de Bauxi é tratado com descaso pela gestão de Rosário Oeste
Bauxi, novamente sem água; moradores pedem presença de Poderes
Em Bauxi, motorista de ambulância faz seleção para transportar pacientes
Bauxi, em Rosário Oeste, vive ao abandono; e agora sem comunicação

 

Trabalho de conserto da bomba se estendeu até a noite, mas sem energia elétrica.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114