Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Terça, 13 de março de 2018, 14h11

Assembleia Itinerante beneficia Porto dos Gaúchos e região na sexta-feira


A primeira edição do programa Assembleia Itinerante de 2018 acontece nesta sexta-feira (16), em Porto dos Gaúchos (650 quilômetros de Cuiabá), região norte de Mato Grosso. O evento, que está em sua 13ª edição, levará serviços de cidadania como cursos de capacitação para profissionais das áreas de saúde e educação, além de promover reunião com representantes políticos e uma sessão solene para homenagear personalidades da região.

Além de Porto dos Gaúchos, o programa contemplará os municípios de Juara, Tabaporã, Itanhangá e Novo Horizonte do Norte. O atendimento à população começa às 8h da manhã, na Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo, com o “Mutirão da Cidadania”, onde serão ofertados serviços de saúde, com consultas médicas e exames, emissão de documentos de identidade e CPF, orientações da Defensoria Pública e da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), além de espaço beleza e brinquedos para as crianças.

Já os profissionais de saúde e educação podem participar do Curso de Capacitação em Direitos das Crianças, que acontece das 7h às 17h, na Escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke.

Às 16h, os deputados se reúnem com prefeitos e vereadores para discutir as necessidades e propostas da região. Entre os temas que serão tratados, o prefeito de Porto dos Gaúchos, Moacir Piovesan, destaca a logística como uma das áreas que necessitam de investimentos urgentes. Segundo Moacir, o município já é destaque, em Mato Grosso, na produção de soja, milho e algodão. Desde 2013 a região vem aumentando a produção e já conseguiu triplicar as colheitas, mas enfrenta sérias dificuldades para o escoamento dos produtos.

“Essa é uma oportunidade muito importante porque traz os deputados para conhecer de perto e discutir os problemas da região e com isso buscar melhorias para a população”, afirma o prefeito.

Outras demandas serão tratadas, como exemplo, na área de segurança pública, para suprir a falta de perito e médico legista, na saúde, para regularização nos repasses do estado e melhorias na estrutura para atendimento, principalmente, de alta complexidade. Na área educacional, para reformas de escola; e de infraestrutura, para ampliar os investimentos em estradas e reformas de pontes.

De acordo com o coordenador do programa, Amarildo Monteiro, “a intenção é justamente levantar informações sobre as necessidades de cada região para auxiliar na elaboração de políticas públicas mais regionalizadas que contribuam com o crescimento municipal", explicou. Às 19h30, a Assembleia Itinerante encerra a programação com uma sessão especial na Câmara Municipal.

A Assembleia Itinerante -Tem o objetivo de levar serviços de cidadania à população e debater as demandas apresentadas pela sociedade e autoridades de cada região atendida. Criado em setembro de 2015, o programa já realizou mais de 15 mil atendimentos nas 12 edições promovidas até agora. A última etapa aconteceu no dia 8 de dezembro de 2017, no município de Araputanga (distante 340 quilômetros de Cuiabá). Além deste último, os municípios já atendidos até agora foram Campo Verde, Sinop, Tangará da Serra, Comodoro, Rondonópolis, Várzea Grande, Diamantino, Cáceres, São José do Rio Claro e Rosário Oeste. As ações são estendidas às cidades vizinhas das respectivas regiões.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114