» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Terça, 13 de março de 2018, 15h52

Hospital de Alta Floresta capacita bombeiros e enfermeiros em classificação de risco


.

O Hospital Regional de Alta Floresta “Albert Sabin” realizou nesta segunda-feira (12.03) capacitação para novos enfermeiros da unidade e também para bombeiros militares sobre classificação de risco do Protocolo Manchester.

De acordo com a coordenadora do setor de enfermagem do hospital, Rosenilda Pereira da Silva Souza, a qualificação reuniu 48 profissionais e foi ministrada pelo médico Euller Preza.

Durante o evento, o médico explicou que o Protocolo de Manchester classifica os doentes por cores após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente.

No atendimento pré-hospitalar, segundo o método de classificação de risco, o paramédico, após breve avaliação, irá encaminhar o paciente para intervenção médica e de cuidados de enfermagem de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, usando um processo de escuta qualificada e tomada de decisão baseada no protocolo, aliada a capacidade de julgamento e experiência do enfermeiro.

A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, escala de dor, entre outros. Após essa avaliação inicial, o paciente deverá ser encaminhado ao serviço indicado, atenção básica ou hospitalar, o quadro segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester.

A capacitação do protocolo, observa o diretor geral do Hospital Regional de Alta Floresta, José Marcos Santos da Silva, possibilita abrir processos de reflexão e aprendizado institucional de modo a reestruturar as práticas assistenciais, avançando às ações de humanização, resultando no atendimento adequado das unidades básicas de saúde e do Corpo de Bombeiros Militar.

Em dezembro passado, lembra a coordenadora Rosenilda Pereira, esta mesma qualificação foi ofertada pelo hospital regional a 18 enfermeiros da rede básica de saúde do município de saúde de Alta Floresta.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114