Cuiabá | MT 16/04/2024
Interior de MT
Segunda, 19 de março de 2018, 13h15

GDR reúne consórcio para debater captação de recursos e desenvolvimento do turismo


O Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR) reúne nesta terça-feira (20.03) em Nova Santa Helena (633 km ao Norte de Cuiabá) representantes dos Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia para discutir captação de recursos para gestão de riscos e desastres naturais.

Os trabalhos serão divididos em dois blocos: o primeiro, com inicio às 14 horas, terá a com a participação da equipe da Defesa Civil de Mato Grosso e do Crea-MT, que apresentarão aos gestores municipais um modelo de captação de recursos por meio da estrutura dos municípios consorciados, com ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, voltadas à proteção e defesa civil.

Serão abordados os temas: O que é Defesa Civil e Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil; Captação de Recursos para obras e projetos de prevenção mítica e preparação para desastres naturais; Elaboração de proposta para obtenção de recursos, sob a ótica da prevenção de desastre; Gestão técnica para aprovação de proposta de convênios; Gestão técnica para Execução de convênios; Gestão técnica para Prestação de contas e liberação de parcelas; Programa de prevenção de Risco de Desastre do Ministério da Integração.

Desenvolvimento turístico

Já o segundo bloco, com previsão de início às 16 horas, está voltado para a apresentação de proposta de trabalho visando o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, nos mesmos moldes do que já está em andamento no Consórcio Intermunicipal Norte Araguaia.

O objetivo é apresentar aos gestores do turismo dos municípios da região uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento sustentável, para viabilizar ações e projetos que possam estruturar o corredor turístico do Norte mato-grossense.

Dentre as temáticas, estão: Metodologia do Diagnóstico; Objetivos; Etapas; Parceiros Envolvidos; Importância do Consórcio Intermunicipal no Suporte aos Municípios com Potencial Turístico; Fortalecimento dos Corredores Turísticos; ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Promoção e Infraestrutura; Desenvolvimento Endógeno; Mapa Turístico e Captação de Recursos para a Infraestrutura Turística.

O superintendente do GDR, João Eduardo Brito destaca a possibilidade de apoiar os municípios via Consórcios Intermunicipais. “O Norte do estado, assim como o Norte Araguaia onde já estamos trabalhando com o Consórcio da região apresenta vocação e potencial vasto. Esse trabalho vem para auxiliar nas questões de prevenção e mitigação da defesa civil de um lado, e de outro para impulsionar o turismo, de modo participativo e integrado, para que esse corredor turístico se torne fonte de geração de emprego e renda, com um planejamento turístico estrategicamente configurado nas peculiaridades regionais”.

Para o secretário de Articulação e Desenvolvimento Regional, Antônio Carlos Paz, a presença dos representantes do Consórcio é fundamental para ações pontuais na região, sejam elas para a estruturação do trabalho de prevenção de desastres naturais, seja para o desenvolvimento por meio da cadeia do turismo. “O modelo dos Consórcios Intermunicipais em Mato Grosso é fundamental para consolidar ações perenes nos municípios. Consolidar ações e projetos capazes de fortalecer a economia regional, desde que planejado e construído de forma integrada e participativa. É possível construir políticas públicas participativas, algo que esperamos consolidar em mais dois consórcios em Mato Grosso, além do Cidesa e o Portal da Amazônia”, afirmou.

Serviço:

O Que: Reunião Técnica com os municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia

Quando: 20 de março de 2018

Horário: 14h às 18h

Local: Câmara Municipal de Vereadores – Nova Santa Helena




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114