Cuiabá | MT 18/04/2024
Interior de MT
Terça, 17 de abril de 2018, 18h12

Roda de conversa aborda teste de triagem neonatal no Médio Araguaia


.

Com o propósito de implementar o Teste de Triagem Neonatal no Médio Araguaia, o Escritório Regional de Saúde (ERS) de Água Boa reuniu profissionais da rede pública de saúde da região em uma roda de conversa sobre o tema e que envolve os Testes do Olhinho, Coraçãozinho, Linguinha, Orelhinha e Pezinho.

Participaram da roda gestores, técnicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, médicos, assistente social, farmacêutico/bioquímico, entre outros representantes dos municípios da jurisdição e técnicos do Escritório Regional.

“Estamos trabalhando para que todos os recém-nascidos da região tenham acesso à triagem neonatal completa”, informa Leila de Moraes Lourenço Souto, do ERS de Água Boa.

A roda de conversa teve como facilitadores a médica pediatra Cláudia Gervazoni Costa, da Secretaria Municipal de Saúde de Canarana, e do fonoaudiólogo Evanildo Peres Batista, da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Nazaré, que esclareceram sobre a importância dos testes, legislação em vigor, profissionais habilitados e espaços e equipamentos necessários para os testes.

De acordo com os protocolos, a triagem neonatal está prevista na legislação brasileira assegurando a todo bebê que nasce no Brasil o direito de realizar gratuitamente cinco exames muito importantes para a sua saúde.

Os testes têm como objetivo geral identificar distúrbios e doenças no recém-nascido, em tempo oportuno, para intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo, com vistas a reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Dentre as doenças de identificação precoce, podem ser citadas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase, retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira congênita, cardiopatia congênita, catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo e problemas auditivos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114