Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sexta, 20 de abril de 2018, 19h55

Pró-Família capacita famílias em produção de hortaliças, flores e plantas medicinais


.

No município de Nortelândia (229 Km da Capital) um projeto está levando capacitação e profissionalismo à produção de vegetais, flores e ervas medicinais. O projeto de Horta Comunitária, Flores e Plantas Medicinais está capacitando 100 famílias que integram o Programa Pró-Família do Governo do Estado de Mato Grosso, implantado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).

Organizado pela prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em articulação com a Setas, o projeto tem a parceria da Empaer, que disponibilizou um técnico para orientar as famílias no manejo da terra e produção de hortaliças. A proposta tem a intenção de levar tanto o aprendizado para lidar com a horta comunitária, como despertar o interesse para outras atividades que geram renda familiar.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Aline Galvão Itacaramby, os participantes foram divididos em quatro grupos de 25 famílias que estão participando das aulas teóricas e práticas, entre os dias 9 e 13, 23 e 27 deste mês. A capacitação será realizada em três etapas.

 

“Nesta sexta-feira encerra a primeira etapa da capacitação que é sobre o manejo da terra e produção de hortaliças. A próxima será sobre jardinagem e a terceira sobre plantas medicinais. A partir de agora eles devem cuidar das mudas que foram plantadas na horta comunitária. Após adquirirem a habilidade de mexer com a terra, vamos avançando nas próximas etapas”, explica a coordenadora.

Aline explica que o projeto iniciou há dois meses, após a entrega dos cartões Pró-Família, e começou a ser executado nas duas últimas semanas com o objetivo de capacitar as famílias em condições de vulnerabilidade. Fazem parte do programa, duas assistentes sociais e 10 agentes comunitárias de saúde. “A maioria reagiu bem, tanto que tivemos uma participação expressiva das famílias”, comemorou.

O estudo das plantas medicinais permitirá aprender outra maneira de cuidar da saúde, de forma alternativa e acessível e com a introdução da jardinagem despertará o aprendizado no embelezamento do município. “Entendemos que quando a pessoa passar a gostar de trabalhar com plantas e jardinagem, automaticamente o quintal dela ficará limpo, evitando os criadouros de mosquito”, afirmou.

 

Gestão compartilhada

A secretaria Municipal de Assistência Social, Márcia Deungaro Fernandes, informou que nesse primeiro momento a prefeitura está investindo recursos próprios, além das parcerias já consolidadas, o projeto será ampliado com recursos da agricultura familiar.

“Já protocolamos um projeto para captação de recursos e, com a ampliação, mais famílias em situação de vulnerabilidade e risco social serão incluídas. Além de melhorar a alimentação de toda a família, será possível melhorar a renda familiar criando uma horta em casa ou trabalhando em hortas já existentes”, ressalta.

A secretária da Setas, Mônica Camolezi, ressalta que o Pró-Família visa a inclusão socioeconômica das famílias beneficiadas, gerando empregos e renda a partir de uma atividade sustentável. “Além de beneficiar as famílias com transferência de renda, o programa promove ações integradas que incentivam a autonomia e sustentabilidade com garantia de cidadania. Como resultado dessas ações vemos agora a implantação da horta comunitária fazendo com que estas famílias tenham renda e autonomia”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114