Cuiabá | MT 23/04/2024
Interior de MT
Quarta, 25 de abril de 2018, 16h11

Técnicos da Empaer e alunos plantam 200 mudas nativas em Nobres


.

Na Comunidade Coqueiral, localizada no município de Nobres (146 km a Médio-Norte de Cuiabá), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em conjunto com alunos e professores da Escola Municipal Marechal Cândido Rondon, realizaram o plantio de 200 mudas de espécies nativas para reflorestamento de nascentes e recuperação de matas ciliares. A ação foi resultado de uma palestra sobre a importância da mata ciliar. O evento foi realizado numa área de turismo dos proprietários Erlanda Provin e Ricardo Ever Benites.

Com a participação de 40 pessoas e o plantio de oito espécies diferentes de plantas nativas, a bióloga da Empaer, Samantha Dias de Souza, falou que o objetivo foi conscientizar os alunos sobre a importância das matas ciliares para a manutenção do ecossistema, identificando os principais fatores de degradação e estratégias para minimizar seus efeitos.

 

“É de grande importância e dever de todo cidadão a proteção, recuperação e manutenção das matas ciliares, é indispensável para a garantia da qualidade de vida das futuras gerações uma atividade sustentável a fim de zelar pela preservação do meio ambiente. Ainda temos muito a fazer pelo meio ambiente, mas acreditamos que sementinhas estão sendo lançadas para crescer e ofertar bons frutos”, enfatiza.

Após a palestra, os alunos, professores e proprietários participaram do plantio de mudas e receberam orientações do técnico agropecuário da Empaer, Alexandre Morais Japur, que abordou desde a retirada do plástico que envolve o substrato da muda até a colocação da muda na cova previamente aberta e a utilização correta do substrato no solo sem cobrir a planta para evitar futuro apodrecimento até a realização da primeira irrigação, logo após o plantio.

As mudas foram produzidas pelo Viveiro de Mudas da Empaer, que multiplica mais de 35 espécies nativas com a finalidade de reflorestar áreas degradadas, recuperar matas ciliares e promover arborização urbana. As espécies mais cultivadas são ipê (roxo, amarelo, rosa e branco), aroeira, gonçaleiro, jacarandá, buriti e outras. O trabalho não se restringe somente à produção de mudas. A Empaer oferece também orientação sobre os cuidados com o meio rural e preservação, os cuidados na produção e escolha correta da muda ou semente, preparo da terra, plantio, irrigação e evolução da planta. A empresa oferece um serviço de assistência técnica para produção de mudas.

 

O evento contou com a participação dos professores Carlos Augusto Recalde e Nildete dos Santos Pombo Machado, os monitores José Augusto Souto da Silva e Valquíria Lima Souto, os proprietários da área, Erlanda Provin e Ricardo Ever Benites e os técnicos da Empaer, Amarildo Sampaio Anchieta e Elias Queiroz de Carvalho.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114