Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sexta, 27 de abril de 2018, 18h01

Município de Juara inclui beneficiários do Pro-família em cursos de qualificação


.

As 138 famílias que participam do Programa Pró-Família em Juara (695km de Cuiabá) foram incluídas nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo município em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Para ampliar o atendimento às famílias em condições de vulnerabilidade social, a parceria levou para a região rural do município vários atendimentos em um mutirão. Nesse evento, além do apoio do Senar, a secretária municipal de Assistência Social, Andreia Bezarra, contou com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

 

“Fizemos um café da manhã e um almoço, levamos o atendimentos do Sine, do Bolsa Família, bem como vários atendimentos de saúde, como testes rápidos, médicos e dentistas para a comunidade que mora mais distante da cidade”, explicou.

Capacitação

A secretária relatou que as famílias incluídas no Pró-Famílias fazem parte das ações promovidas pelo município e também participam dos cursos para reaproveitamento da madeira, lingerie e de reaproveitamento de alimentos. “Todos os cursos tem certificado do Senar e podem dar a essas famílias a condição de ter sua própria renda e sair da situação de vulnerabilidade”, explica.

No curso de reaproveitamento de madeira realizado no início de abril eles aprenderam a fazer objetos de decoração e pequenos móveis. Já no curso de lingerie as mulheres aprendem a fazer calcinhas, sutiãs e cuecas, e com a prática da costura podem aprender a fazer outras peças.

 

O curso de reaproveitamento de alimentos ensina aos participantes utilizar todas as partes de frutas, legumes e raízes - casca, polpa e sementes. “Do caroço da melancia fazem farinha, tem a farofa com casca de banana, o brigadeiro de mandioca e vários outros produtos. Além de orientar uma alimentação saudável para as famílias, eles podem também comercializar”, comenta.

As ações para capacitar e desenvolver habilidades profissionais dentro do Programa Pró-Família são desenvolvidas pela Secretária Municipal de Assistência Social de Juara em parceria com o Senar e outras secretarias municipais.

 

Programa Pró-Família

O programa do Governo do Estado é executado pela Setas e tem como objetivo tirar famílias mato-grossenses da situação de vulnerabilidade social. E está presente em 129 municípios, mais de 15 mil famílias e 2.579 profissionais da rede de proteção entre agentes comunitários de saúde e assistentes sociais. O investimento ultrapassou a marca de R$ 1,8 milhão. Até o fim deste ano a meta do Pró-Família é alcançar os 141 municípios do estado.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114