Cuiabá | MT 23/04/2024
Interior de MT
Segunda, 21 de maio de 2018, 14h31

Vigilância em Saúde inspeciona comércio e circuito da Caravana em Sinop


.

No domingo pela manhã (20.05) os técnicos do serviço de Vigilância em Saúde do Estado e do Município de Sinop realizaram reunião para alinhar as ações preventivas nas áreas sanitária, epidemiológica e ambiental nos estabelecimentos comerciais (hotéis, bares e restaurantes) e na área do circuito da Caravana da Transformação, que está na 14ª edição, na cidade de Sinop.

A Caravana vai atender pacientes dos municípios que compõem a microrregião de saúde de Sinop e Diamantino, no período de 21 de maio a 03 de junho, com serviços de diagnóstico, exames e cirurgias oftalmológicas. A equipe da Defesa Civil também participou da reunião e esclareceu aos técnicos sobre a organização e o controle de alojamentos e da comercialização que é realizada pelos vendedores ambulantes, no entorno da Caravana.

A equipe técnica da Vigilância em Saúde do Estado é integrada por servidores de Cuiabá e do Escritório Regional em Saúde de Sinop, com mais de 30 profissionais, entre os quais estão os dois médicos reguladores, servidores do setor de controle e de gestão de contrato. Na parceria com o governo do Estado, o município de Sinop disponibilizou cerca de 20 técnicos da Vigilância em Saúde. Duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cuiabá realizam o serviço de urgência e emergência com duas ambulâncias, sendo uma básica e outra avançada, dentro do circuito da Caravana.

 

As inspeções preventivas da Vigilância foram realizadas nos alojamentos para pacientes e servidores públicos localizados em dois clubes de idosos, na instalação da Secitec, na Mitra da Igreja Católica e na Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) da Aquarela das Artes. Os técnicos inspecionaram e emitiram o alvará sanitário para dez restaurantes que vão fornecer refeições para pacientes alojados e para quem está trabalhando na Caravana. “A contratação do serviço de refeição é realizada pelos municípios contemplados pela Caravana da Transformação”, informou a coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Sinop, Sandra Maria Schiabel.

O município, por orientação da Vigilância, realizou o serviço de ligação de água tratada para abastecer a área da Caravana, que era servida apenas por água de poço. A análise da qualidade da água é realizada diariamente por exame de laboratório com insumos fornecidos pelo LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso) e a análise laboratorial pelo município de Terra Nova do Norte.

“O trabalho de inspeção da Vigilância será realizado diariamente duas vezes ao dia dentro e fora da caravana”, explicou a gerente de certificação de alvará sanitário da Vigilância em Saúde da SES/MT, Tatiana Helena Belmonte.

A Caravana da Transformação em Sinop deverá atender a um publico estimado de 57 mil pessoas com idade acima de 55 anos. O serviço de inspeção de vigilância começa às 5h e encerra após o atendimento dos pacientes.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114