Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Terça, 05 de junho de 2018, 14h57

Indea inicia agendamento de propriedades para vacinação fiscalizada em Juara


O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) visitou 50 propriedades rurais localizadas em Juara (a 730 km de Cuiabá), que haviam recebido vacina contra a febre aftosa irregular adquirida em loja agropecuária do município. O trabalho teve início em 23 de maio com o objetivo de fazer um levantamento da situação decorrente da comercialização da vacina irregular. A vacinação nesses estabelecimentos rurais já foi iniciada e a vacinação e revacinação dos bovinos e bubalinos contra febre aftosa é executada sob fiscalização do Indea.

Porém, após a análise dos dados coletados concluiu-se que a comercialização de vacinas irregulares não ficou restrita a apenas esse grupo de 50 propriedades, levando à obrigatoriedade da vacinação e revacinação dos bovinos e bubalinos existentes em todas as propriedades que adquiriram vacina nas lojas veterinárias investigadas, um total de 335 propriedades, que já haviam sido foram cautelarmente interditadas para o trânsito, exceto abate, com o objetivo de salvaguardar a sanidade do rebanho.

Diante disso, o Indea inicia no dia 11 de junho, a notificação dessas propriedades para o agendamento da vacinação fiscalizada. A presidente do Indea, Daniella Bueno, ressalta que “os produtores rurais não serão penalizados, e pedimos para que aguardem as orientações das equipes para iniciarem qualquer atividade relativa a vacinação obrigatória”.

A relação das propriedades está disponível nas Unidades Locais do Indea, que estão preparadas para esclarecer qualquer dúvida. Na tabela abaixo, está a distribuição das propriedades por município e quantidade de bovinos:

MUNICÍPIO
QUANTIDADE DE ESTABELECIMENTOS RURAIS
TOTAL DE BOVINOS
COTRIGUACU
2
3.683
JUARA
275
262.704
NOVA BANDEIRANTES
5
573
NOVO HORIZONTE DO NORTE
30
5.419
PORTO DOS GAUCHOS
17
12.537
ROSARIO OESTE
2
1.714
SAO JOSE DO RIO CLARO
1
260
TABAPORA
3
16.082
Total Geral
335
302.972

As ações são conduzidas pelo Indea e Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT) com apoio dos representantes dos produtores rurais.

Entenda o caso

Durante ação fiscalizatória de rotina realizada em revendas de produtos veterinários em Juara, o Indea constatou a comercialização de vacinas contra febre aftosa em desacordo com as normas estabelecidas, desencadeando ações de investigação do caso.

Com o objetivo de salvaguardar a sanidade do rebanho e dar garantias aos produtores rurais, todas as 335 propriedades que adquiriram a vacina nas lojas veterinárias investigadas na etapa de maio de 2018, foram preventivamente interditadas no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Sindesa) para o trânsito de bovinos e bubalinos, com exceção para o abate.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114