Artigos

Infeliz o povo que depende de uma eleição
Amadeu Roberto Garrido de Paula
Nossa democracia tem solução - e não é intervenção
Fellipe Corrêa
Restaurar o futuro
Coriolano Xavier
Saúde e fake news
Luiz Evaristo Ricci Volpato
As Redes Sociais podem acabar?
João Alves Daltro
» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Terça, 05 de junho de 2018, 20h05

Sinop sediará encontro regional de gestores municipais da assistência social


O XX Encontro Regional Centro-Oeste do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) irá debater, entre os dias 11 e 12 de junho, os ‘Desafios para a Universalização do SUAS na Atual Conjuntura’. O encontro será realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira, na Avenida Alexandre Ferronato, em Sinop (505 km da Capital).

A abertura do evento está prevista para as 8h, com apresentações culturais e a presença de autoridades. Às 9h, a Setas lança o Projeto FestPeti - Festival de Teatro Infantil de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que será um circuito de apresentações de peças teatrais contra o trabalho infantil, com a participação de 19 municípios selecionados.

A primeira palestra do evento será conduzida pelo ministro Alberto Beltrame do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sobre a Análise da Conjuntura: O Cenário Atual e os Impactos na Efetivação do Plano Decenal, com a participação de Elisa Nobre, do Fonseas, e Jose Roberto Zanch, do Congemas, Solange Zago coordenará a mesa. O segundo Painel debaterá a Assistência Social como Direito Constitucional e de Seguridade Social.

No período da tarde o Congemas debaterá o Pacto Federativo, Competências dos Entes Federados no SUAS em Tempos de Crise, com o palestrante José Rodrigues Rocha Júnior, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na sequencia haverá a palestra sobre Fenômenos que Expressam as Desproteções e as Especificidades Regionais, com a secretária da Setas, Monica Camolezi.

No segundo dia, serão ministradas oficinas sobre Parâmetro de Escuta de Crianças e Adolescentes em situação de violência: o papel da Assistência no contexto da lei 13.431/2017(DPSE), a Execução Financeira e Orçamentária (FNAS), a Integração da Proteção Social Básica com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN (DPSB/Sesan), as Novas Iniciativas do Cadúnico: Rede Cadastro único, Relcad e Consulta Cidadão e os Desafios de Gestão do Programa Bolsa Família.

Para contextualizar os temas, os gestores municipais participarão de workshops sobre a Integralidade da Proteção Social, a Gestão Democrática e Comunicação no SUAS, a Integração dos Serviços, Programas e Benefícios, Aprimoramento da Gestão e a Gestão do trabalho, vigilância, além da Gestão Orçamentária e Financeira. Ocorrerá também uma oficina específica sobre “O Papel da Assistência Social no Atendimento aos Migrantes”.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114