» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Terça, 05 de junho de 2018, 20h05

Sinop sediará encontro regional de gestores municipais da assistência social


O XX Encontro Regional Centro-Oeste do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) irá debater, entre os dias 11 e 12 de junho, os ‘Desafios para a Universalização do SUAS na Atual Conjuntura’. O encontro será realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira, na Avenida Alexandre Ferronato, em Sinop (505 km da Capital).

A abertura do evento está prevista para as 8h, com apresentações culturais e a presença de autoridades. Às 9h, a Setas lança o Projeto FestPeti - Festival de Teatro Infantil de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que será um circuito de apresentações de peças teatrais contra o trabalho infantil, com a participação de 19 municípios selecionados.

A primeira palestra do evento será conduzida pelo ministro Alberto Beltrame do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sobre a Análise da Conjuntura: O Cenário Atual e os Impactos na Efetivação do Plano Decenal, com a participação de Elisa Nobre, do Fonseas, e Jose Roberto Zanch, do Congemas, Solange Zago coordenará a mesa. O segundo Painel debaterá a Assistência Social como Direito Constitucional e de Seguridade Social.

No período da tarde o Congemas debaterá o Pacto Federativo, Competências dos Entes Federados no SUAS em Tempos de Crise, com o palestrante José Rodrigues Rocha Júnior, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na sequencia haverá a palestra sobre Fenômenos que Expressam as Desproteções e as Especificidades Regionais, com a secretária da Setas, Monica Camolezi.

No segundo dia, serão ministradas oficinas sobre Parâmetro de Escuta de Crianças e Adolescentes em situação de violência: o papel da Assistência no contexto da lei 13.431/2017(DPSE), a Execução Financeira e Orçamentária (FNAS), a Integração da Proteção Social Básica com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN (DPSB/Sesan), as Novas Iniciativas do Cadúnico: Rede Cadastro único, Relcad e Consulta Cidadão e os Desafios de Gestão do Programa Bolsa Família.

Para contextualizar os temas, os gestores municipais participarão de workshops sobre a Integralidade da Proteção Social, a Gestão Democrática e Comunicação no SUAS, a Integração dos Serviços, Programas e Benefícios, Aprimoramento da Gestão e a Gestão do trabalho, vigilância, além da Gestão Orçamentária e Financeira. Ocorrerá também uma oficina específica sobre “O Papel da Assistência Social no Atendimento aos Migrantes”.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114