» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Quarta, 06 de junho de 2018, 10h46

Sinop se prepara para período crítico de queimadas e incêndios florestais


.

A segunda Semana de Preparação e Prevenção de Incêndios Florestais começou nesta terça-feira (05.06), Dia do Meio Ambiente, no auditório do Sindicato Rural de Sinop. Essa é a segunda edição do evento que começou em 2017, em Sorriso, em que são debatidos os problemas relacionados ao fogo e apresentadas as técnicas de prevenção e combate aos incêndios Florestais. O evento é realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso e Associação dos Produtores de Soja. A Semana reúne os poderes públicos municipais, estaduais, federais e organizações de classe do agronegócio.

Na abertura foram enfatizadas as ações da campanha preventiva de incêndios que frequentemente acontecem durante a colheita de milho na zonal rural da região e foi apresentada a programação do evento. Serão realizados treinamento de brigadistas e visitas a assentamentos em Sinop e Santa Carmem.

O Coronel BM e secretário executivo do Comitê do Fogo, Paulo Barroso e o Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, Tenente-coronel BM Dércio dos Santos participaram de reuniões com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a Sinop Energia para assinar o termo de cooperação técnica que permite a criação de novas brigadas de combate a incêndios florestais. As brigadas são uma forma simples e eficiente de prevenção e resposta a incêndios. Na maioria dos municípios em que este dispositivo foi ativado houve redução de focos de calor.

Um dos exemplos mais relevantes é o Projeto de Assentamento da Reforma Agrária Gleba Mercedes que foi indicado na categoria “destaque” ao 7º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, promovido Ministério do Meio Ambiente. O TC Dércio e o Cel Barroso visitaram o assentamento avaliando os resultados da brigada e conversando com moradores de forma preventiva para que o saldo positivo permaneça.

O evento se encerrará dia 08 de junho com a entrega dos certificados dos Brigadistas formados. Essa ação visa prevenir e preparar a região para o período crítico que se aproxima.

Sorriso

No dia 31 de maio em Sorriso foi realizada a Ativação do 1º Ciclo de Prevenção e Resposta aos Incêndios Florestais.

A Base Descentralizada Bombeiro Militar (BDBM) da cidade de Sorriso foi ativada hoje, dia 31 de maio. A estrutura de prevenção e resposta aos incêndios florestais é composta por cinco bombeiros militares, com sede no Grupo de Aviação Bombeiro Militar, localizada no Aeroporto de Sorriso.

Monitorar via satélites os focos de calor, realizar rondas de monitoramento e prevenção, visitar propriedades rurais para divulgação da prevenção de incêndio florestal em colheitas, divulgar os trabalhos de prevenção através da mídia local e dar resposta ao incêndios florestais, são alguns dos objetivos desta atuação do CBM-MT na região dos municípios de Sorriso e Nova Ubiratã. O Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, Tenente Coronel Dércio, destaca que a ativação da BDBM faz parte do Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais de 2018, programado pela Instituição em resposta ao período crítico de incêndios florestais que todos os anos atingem o estado de Mato Grosso.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114