» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Sexta, 08 de junho de 2018, 17h11

Semana de Preparação e Prevenção para Incêndio Florestal termina nesta sexta em Sinop


A Semana de Preparação e Prevenção para Incêndio Florestal (SP2IF), realizada juntamente com a Semana do Meio Ambiente e neste ano em Sinop, teve como uma de suas atividades principais uma Audiência Pública coordenada pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), que colocou em debate as ações integradas desenvolvidas pela junção do poder público, privado e a sociedade civil organizada.

A primeira edição da SP2IF foi realizada em 2017, em Sorriso. O evento foi projetado com objetivo de criar resiliência aos incêndios florestais, uma das principais causas de desastres em Mato Grosso. As políticas públicas discutidas durante o evento buscam diminuir os danos e prejuízos causados pelos incêndios florestais no estado de Mato Grosso. A próxima SP2IF acontecerá no município de Canarana, ainda este ano.

O secretário executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, coronel militar Paulo André da Silva Barroso, abriu os trabalhos ministrando uma palestra com o tema: O Papel do Estado e da Sociedade na Mitigação dos Incêndios Florestais. A programação termina nesta sexta-feira (08.06), com várias palestras como o monitoramento dos incêndios florestais, campanhas preventivas em zona rural e assentamentos, procedimento operacional padrão de prevenção e colheita de milho, formação de brigadas e entrega de certificados aos novos brigadistas.

O evento teve como organizadores a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Corpo de Bombeiros Militar/MT, Aprosoja e Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e aconteceu no Auditório do Sindicato Rural.

Participaram da segunda edição da SP2IF Rosana Martineli, prefeita de Sinop; Gilson de Oliveira, vice-prefeito; Cel BM Giovani Eggers, Comandante do CRBM3; Pompilio de Azevedo Neto, Promotor de Justiça da Vara Ambiental; Ilson José Redivo, Presidente do Sindicato Rural de Sinop; Ademir Antônio Bortoli, presidente da Câmara dos Vereadores, Márcia Bantle, Representante da Comissão do Meio Ambiente da OAB de Sinop; Sandro Silvio Depiné, Gerente da Sema/Sinop; Cel BM, Paulo André da Silva Barroso. Tem Cel Dércio Santos da Silva, Comandante do BEA.

Comitê do Fogo

Comitê Estadual de Gestão do Fogo promove ações de prevenção, monitoramento e controle das queimadas e dos incêndios florestais, visando reduzir a incidência desses eventos em Mato Grosso. O grupo é presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a secretaria executiva é de responsabilidade do Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT), por meio do Batalhão Especial de Emergências Ambientais (BEA).

Integram o grupo as secretarias de Cidades (Secid), Ciência e Tecnologia (Secitec), Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Educação (Seduc), Saúde (SES), Segurança Pública (Sesp), Infraestrutura (Sinfra) e Gabinete de Comunicação (GCOM). Casa Militar, Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) também participam das ações. O convite para integrar a força-tarefa para combate a incêndios se estende à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Fundação Nacional do Índio (Funai).


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114