» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Quinta, 21 de junho de 2018, 17h55

Prefeitura e Empaer realizam 1º Encontro de Mulheres Rurais em Rosário Oeste


João de Melo
.

Em comemoração aos 157 anos de emancipação política do município de Rosário Oeste (128 km ao Norte de Cuiabá), foi realizado nesta quarta-feira (20.06) pela Prefeitura Municipal em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o 1º Encontro de Mulheres Rurais. Com objetivo de discutir propostas, programas e incentivos para as agricultoras familiares, o evento contou com a participação de 200 mulheres rurais.

Durante o Encontro, a produtora rural Maria Isabel Souza Lima, que possui uma propriedade de 39 hectares, na Comunidade Forquilha do Rio Manso, foi a primeira pessoa da região a receber a permissão de uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sifap). O Selo é um instrumento que atesta que o produto na prateleira do supermercado é fruto do trabalho do agricultor, com valor agregado. A produtora vai comercializar doce de leite, figo, laranja e outros com a identificação no rótulo.

A certificação foi concedida pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e na comunidade, viabilizada com o apoio da Empaer. O selo tem como finalidade mostrar o trabalho das mulheres rurais, legitimando sua participação na economia das unidades familiares e reconhecendo o papel estratégico que elas exercem na garantia da soberania alimentar.

A produtora rural Joselina Aparecida da Silva, da Comunidade Passagem do Chiqueiro, possui uma área de dois hectares e planta mandioca, banana, feijão, milho e cana-de-açúcar para subsistência. Ela ressalta que nasceu na propriedade e pela primeira vez participa de um Encontro de Mulheres, e que veio buscar informações técnicas para melhorar a sua produção.

Já a professora Raide Pedrosa da Silva, que leciona na Escola Estadual 25 de Junho com a educação de jovens e adultos, acredita que eventos voltados para as mulheres são vitais quando se trata exclusivamente da agricultura familiar. Mesmo trabalhando em escola, Raide possui um hectare de terra na Comunidade Passagem do Chiqueirão e cultiva limão, laranja e cria frango semicaipira.

A extensionista social da Empaer, Miriam Scaravelli, destaca que o evento é uma forma de valorizar o trabalho da mulher no campo oferecendo atividades como palestras, lazer e outros. A extensionista social da Empaer, Iêda Lopes, proferiu palestra sobre políticas públicas. A nutricionista da Empaer, Denise Guterres, destacou relações familiares, e a doutora em ciências jurídicas e sociais da Empaer, Malvineide Miranda Freitas, abordou em sua palestra a autoestima.

Participaram da abertura do evento o prefeito do município, João Balbino, o deputado estadual Guilherme Maluf, a Secretaria Adjunta da Seaf, Selma Prado, os diretores da Empaer, Rogério Monteiro Costa e Silva e Alex Steves Berto, o supervisor da Empaer, Jayr Lemos de Almeida, a presidente do Sinterp, Ellen Costa, funcionários da Empaer e demais autoridades.

O aniversário da cidade de Rosário Oeste é comemorado no dia 25 de junho.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114