» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Terça, 26 de junho de 2018, 18h16

Após 20 anos, moradores veem sonho de canalização de córrego virar realidade


José Medeiros
.

Na semana que completa seus 54 anos, Crispiniano Joaquim da Silva diz que ganhou um presente pela qual espera há quase 20 anos: a canalização do Córrego Canivete, localizado em Rondonópolis (214 km de Cuiabá). “Eu já perdi a conta de quantos governos passaram por aqui prometendo a conclusão dessa obra, mas nada ia adiante; ver agora, após 17 anos de espera, que a canalização está realmente sendo finalizada é um sonho que está se tornando realidade”, diz o morador do Jardim Tropical, um dos bairros do município que é cortado pelo córrego.

O relato é feito ao lado de sua esposa, Natália Aparecida dos Santos Batista, 51 anos. “Me lembro como se fosse hoje o pesadelo que era viver aqui, à beira do córrego, em época de chuva” lembra a dona de casa, que criou os quatro filhos às margens do Canivete.

Ela conta que certa vez acordou com a casa tomada pela água, o colchão do filho boiando, ela em desespero. “Foi um pesadelo. Quando abri a porta para sair entrou mais água, chegava a altura do joelho, aquele dia achei que ia morrer”.

 

O acontecido se deu na década passada, numa das inúmeras enchentes que teve que enfrentar. Natália confessa que já tinha perdido as esperanças de ver o córrego sendo canalizado. “De córrego do pesadelo, hoje eu chamo ele de córrego dos sonhos; e eu quero ver isso daqui terminado, pois hoje eu tenho esperança de que tudo isso daqui será transformado, hoje eu acredito que sonhar vale a pena, de que no futuro esse córrego será lindo, iluminado, com espaço para caminhada, e as novas gerações vão poder aproveitar mais que a gente”, fala a avó apontando o neto no colo.

Sentados debaixo de uma árvore, aproveitando a sombra que os protege do sol do meio dia e de seu forte calor – característico nesta época do ano -, o casal relembra diversas situações que quase o fizeram sair do lugar. “Mas ir pra onde, se este sempre foi o nosso canto, nossa casa?”. Quando da enchente que quase derrubou sua moradia, Natália diz que a Defesa Civil do município quis remove-los do local. “Era perigoso morar aqui, mas ficamos, acreditando sempre que um dia essa realidade ia mudar”.

  

Em determinado momento, o casal se levanta e convida a equipe para passear pelas obras. “Vocês veem tudo isso daqui? Antes isso daqui era um brejo enorme, nós tínhamos vergonha de dizer que morávamos aqui, e quando pedíamos para um taxista nos trazer nesta região eles se negavam”.

 

Hoje, o avanço das obras de canalização do córrego Canivete é visível. Grande parte dos mais de 12 quilômetros já receberam os serviços de topografia, limpeza e terraplanagem do canal, rachão da base, laje concretada e alvenaria de pedra levantada.

A obra, estimada em R$ 13,4 milhões, conta com recursos do Ministério das Cidades, na ordem de R$ 12,7 milhões, e também com contrapartida da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

No projeto está prevista a execução de obra de canalização trapezoidal com pedra argamassada, pavimentação asfáltica do tipo TSD (Tratamento Superficial Duplo) com capa selante e galerias de águas pluviais nas ruas adjacentes ao córrego.

Além do Jardim Tropical, a obra de canalização do Córrego Canivete vai beneficiar 30 bairros da periferia de Rondonópolis. Com mais de 80% da obra concluída, a canalização deve ser finalizada no primeiro semestre de 2018.

 

Feliz também fica Maria Lúcia Ferreira dos Santos, a Dona Lucinha, de 64 anos. “Eu vejo essa obra correndo, sendo feita, os trabalhadores aqui terminando essa angústia e isso me enche o coração de felicidade; e pensar que não teremos mais que lidar com aquela água suja e fedida que corria para dentro de nossas casas quando o córrego enchia é uma vitória.”


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114