» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Quarta, 27 de junho de 2018, 13h54

Após 40 anos de espera, idoso comemora: 'asfalto vai melhorar 100%'


Rafael Manzutti
.

O sonho da pavimentação asfáltica do distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães, já está mais próximo da realidade para os mais de três mil moradores da região. Nesta terça-feira (26.06), o governador Pedro Taques anunciou a retomada da pavimentação dos primeiros 23 quilômetros da MT-020.

Ainda em visita a Chapada dos Guimarães, o Governo inaugurou a obra de reconstrução de 12 quilômetros na rodovia estadual Emanuel Pinheiro (MT-251), entre a cidade de Chapada dos Guimarães e o balneário Cachoeirinha. As duas obras fazem parte do programa Pró-estradas, que tem execução da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

O idoso Sebastião Miguel de Souza, de 74 anos, espera por esse asfalto há mais de quarenta anos. Recém-operado de catarata, na Caravana da Transformação, ele avalia os benefícios que o asfalto traz para a comunidade.

“Moro aqui há 42 anos, e já ouvi muita promessa de asfalto. Agora vai melhorar 100%. Aqui, quando a gente tem problema de saúde, por causa da estrada ruim, fica difícil atendimento médico. O asfalto vai ajudar na nossa saúde; os carros vão chegar mais rápido. Vai ser muito bom”, comemorou.

Os 46 quilômetros da rodovia estadual que liga Chapada dos Guimarães até o Lago do Manso, passando pela comunidade de Água Fria, foi divido em dois lotes, para pavimentação. Um trecho de 23 quilômetros teve início e foi concluído ainda em 2016. A população comemorou a primeira fase da obra.

Agora, em 2018, a retomada da obra no trecho, também de 23 km, só foi possível porque o Governo do Estado rescindiu o contrato com a empresa anterior, que não apresentou resultados.

“Os serviços prestados pela empresa anterior não cumpriam as cláusulas contratuais estabelecidas. Rompemos o contrato, readequamos o projeto e contratamos nova empresa para entregar os 23 quilômetros à comunidade, totalizando 46 km. O asfalto vai dar mais qualidade de vida, potencializar o turismo e a economia local, fortalecendo a agricultura familiar e piscicultura”, frisou o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte.

População carente

O governador Pedro Taques ressaltou que o investimento destinado para a comunidade Água Fria, atende uma parcela da população carente de Chapada do Guimarães. “Aqui, temos um povo histórico que foi deixado para trás, enquanto outros distritos cresceram e se desenvolveram. Nós temos olhado para os mais humildes, para aqueles que precisam crescer, finalizou.

A preocupação do governador vai ao encontro da dona de casa Miriam Pia da Silva, que se mudou para Água Fria, em busca de melhores condições de vida, há seis anos. Mesmo com bebezinho no colo, a moradora fez questão de acompanhar a solenidade da retomada das obras. “Estou muito feliz com o asfalto que vai passar na frente da minha casa: vai melhorar a saúde da minha família e melhorar nossa vida”, afirmou.

Autoridades e representantes do turismo acompanharam o evento. Segundo o empresário do setor do turismo de Mato Grosso, Luís Carlos Nigro, a estrada facilitará o acesso dos turistas que vêm de Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis e outras cidades da região ao lago de Manso, encurtando em cerca de 120 km de distância. "Dar acesso às pessoas aos atrativos turísticos da região representa a possibilidade de impulsionar novos investimentos, que consequentemente resultarão na geração de emprego e renda para as famílias", considerou.

A obra de pavimentação dos 46 km faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Pró-Turismo), criado e gerido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e executada em parceria com a secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, com recursos provenientes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114