Cuiabá | MT 25/04/2024
Interior de MT
Terça, 03 de julho de 2018, 21h05

"Ribeirinho Cidadão" leva às comunidades pantaneiras literatura e brincadeiras


Bruna Almeida Fortunato, de 6 anos, é apaixonada por leitura. Quando soube que uma biblioteca seria instalada na única escola de São Pedro de Joselândia, distrito de Barão de Melgaço, ela ficou encantada. “Eu adoro livros. É como entrar num mundo novo, desconhecido, a gente sai da realidade; minha mãe fala que eu conheço mais palavras que ela, eu acho que é porque eu leio bastante”.

A estudante do ensino fundamental conta que tem uma preferência pelos contos de fadas - histórias que, via de regra, apresentam narrativas em torno de personagens do folclore. “A magia, as coisas mágicas que acontecem nessas histórias, é como se a gente estivesse participando daquilo tudo, é como se eu estivesse num desenho dentro da minha cabeça”.

Bruna é uma das mais de 120 crianças que já foram atendidas pelo projeto Biblioteca Itinerante durante o Ribeirinho Cidadão, iniciativa do Poder Judiciário que conta com mais de 30 parceiros e leva às comunidades ribeirinhas serviços de atendimentos médicos, judiciais, ambientais e de cidadania.

De responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a Biblioteca Itinerante é um projeto da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM) que oferece atividades pedagógicas de incentivo à leitura, oficina de máscaras e distribuição de livros de autores mato-grossenses.

“Dispomos de todas as vertentes literárias, composta por aproximadamente 100 mil volumes, entre livros, folhetos, revistas, jornais, mapas, discos, livros em braile, obras raras e documentos avulsos”, informa a gerente de Livros e Leitura da SEC-MT, Helena Maria da Costa.

Bruna e suas colegas também participaram da confecção artesanal de objetos, enquanto outras crianças preferiram o lazer proporcionado pelas brincadeiras, como a ‘dança das cadeiras – onde se colocam as peças em círculo, sendo que o número de assentos seja menor do que o de participantes.

Cultura e Cidadania

Em sua 11ª edição, o projeto Ribeirinho Cidadão atende os moradores das comunidades ribeirinhas de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) e Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá).

O Governo do Estado de Mato Grosso tem sido parceiro do Poder Judiciário em todas as edições.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114