» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Terça, 03 de julho de 2018, 21h05

"Ribeirinho Cidadão" leva às comunidades pantaneiras literatura e brincadeiras


Bruna Almeida Fortunato, de 6 anos, é apaixonada por leitura. Quando soube que uma biblioteca seria instalada na única escola de São Pedro de Joselândia, distrito de Barão de Melgaço, ela ficou encantada. “Eu adoro livros. É como entrar num mundo novo, desconhecido, a gente sai da realidade; minha mãe fala que eu conheço mais palavras que ela, eu acho que é porque eu leio bastante”.

A estudante do ensino fundamental conta que tem uma preferência pelos contos de fadas - histórias que, via de regra, apresentam narrativas em torno de personagens do folclore. “A magia, as coisas mágicas que acontecem nessas histórias, é como se a gente estivesse participando daquilo tudo, é como se eu estivesse num desenho dentro da minha cabeça”.

Bruna é uma das mais de 120 crianças que já foram atendidas pelo projeto Biblioteca Itinerante durante o Ribeirinho Cidadão, iniciativa do Poder Judiciário que conta com mais de 30 parceiros e leva às comunidades ribeirinhas serviços de atendimentos médicos, judiciais, ambientais e de cidadania.

De responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a Biblioteca Itinerante é um projeto da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM) que oferece atividades pedagógicas de incentivo à leitura, oficina de máscaras e distribuição de livros de autores mato-grossenses.

“Dispomos de todas as vertentes literárias, composta por aproximadamente 100 mil volumes, entre livros, folhetos, revistas, jornais, mapas, discos, livros em braile, obras raras e documentos avulsos”, informa a gerente de Livros e Leitura da SEC-MT, Helena Maria da Costa.

Bruna e suas colegas também participaram da confecção artesanal de objetos, enquanto outras crianças preferiram o lazer proporcionado pelas brincadeiras, como a ‘dança das cadeiras – onde se colocam as peças em círculo, sendo que o número de assentos seja menor do que o de participantes.

Cultura e Cidadania

Em sua 11ª edição, o projeto Ribeirinho Cidadão atende os moradores das comunidades ribeirinhas de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) e Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá).

O Governo do Estado de Mato Grosso tem sido parceiro do Poder Judiciário em todas as edições.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114