Cuiabá | MT 18/04/2024
Interior de MT
Quarta, 15 de agosto de 2018, 15h55

Mutirão coleta mais de 800 kg de embalagens vazias de agrotóxico no município


A última semana foi de mutirão para coleta de embalagens vazias de agrotóxicos em Comodoro. A ação realizada pela Prefeitura de Comodoro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEMDER) coletou aproximadamente 800 kg de material.

O recolhimento ocorreu em conjunto com o Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários do Estado de Mato Grosso (CEARPA-MT), Câmara de Vereadores, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA MT), Sindicato Rural de Comodoro e Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER MT).

O ponto de coleta foi montado no Parque de Exposição iniciando o atendimento na segunda-feira (06) e finalizando na sexta-feira (10). De acordo com a SEMDER mais de 100 pessoas participaram do mutirão entregando suas embalagens vazias de agrotóxicos.

Gestor da CEARPA em Campos de Júlio Ademir Porto, explicou que com o fim do mutirão os produtores que necessitarem realizar a entrega deverão procurar a unidade mais próxima. Sobre a destinação das embalagens recolhidas, Ademir Porto, esclareceu que serão levadas para pontos de reciclagem em Cuiabá (MT) e São Paulo (SP).

Elton Correa agrônomo do INDEA em Comodoro, destacou que o produtor que descumprir a legislação de agrotóxicos estará sujeito a penalidades. "O INDEA MT é o órgão responsável pela fiscalização, sendo que o produtor deve ficar atento", pontuou.

O secretário de Desenvolvimento Rural Edilson Rangel, salientou que o mutirão será anual e tem por objetivo auxiliar o pequeno produtor no momento do descarte das embalagens de agrotóxicos, que poderiam contaminar pessoas e o meio ambiente caso jogadas em locais impróprios.

"Agradecemos aos parceiros pelo belo trabalho realizado junto aos produtores de Comodoro, e para o próximo ano aguardamos a todos para mais um mutirão", afirmou. Para 2019 o Mutirão já tem data marcada, segundo o secretário ocorrerá de 5 a 9 de agosto.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114