Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sexta, 24 de agosto de 2018, 18h06

Coren-MT apresenta balanço da fiscalização no Hospital Regional de Rondonópolis


.

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) apresentou relatório da inspeção realizada nesta quinta-feira (23) no Hospital Regional Irmã Elza Giovanella, na cidade de Rondonópolis (219 km da capital).

A fiscalização, motivada por denúncias, constatou que parte dos problemas foram resolvidos, em resposta à inspeção feita no início de agosto. Persistem inadequações estruturais e subdimensionamento profissional em alguns setores.

Quanto à falta de materiais de trabalho, foi constatado que a demanda era pontual e já está sendo regularizada com a oferta de materiais como luvas de látex em quantidade e tamanho suficientes.

Constatou-se também que a unidade já está tomando providências para regularizar a falta de medicamentos, adquirindo ou estando em processo de aquisição dos remédios em falta, como antibióticos, analgésicos e anti-hipertensivos.

Quanto à reclamação dos profissionais com referência à má qualidade dos materiais de trabalho oferecidos pela instituição, a fiscalização não constatou nenhum documento que formalizasse as inconformidades ao coordenador da enfermagem.

Contudo, já estão sendo adotados providências para verificar a situação e providenciar a disponibilização de materiais com garantia de qualidade, atendendo a especificações mínimas necessárias para uma assistência segura ao usuário.

Em relação às condições de repouso, foi constatado que a maioria das irregularidades já havia sido adequada às normas da Vigilância Sanitária, faltando apenas o setor da UTI adulto e do centro cirúrgico.

Ao final da inspeção, os apontamentos foram repassados à gerência administrativa e à diretoria clínica da unidade. Também foi feita reunião com enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde para informar as medidas a serem tomadas pelo Coren-MT e pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA), que acompanhou a ação. A fiscalização foi organizada pelo Coren-MT e durou todo o dia.

Unidade já havia sido alvo de fiscalização

O Departamento de Fiscalização do Coren-MT já havia realizado fiscalização no Hospital Regional de Rondonópolis no início de agosto. A notificação estabeleceu um prazo de 180 dias para a sistematização da assistência em Enfermagem e 120 dias para a reorganização do pessoal.

Na época, foi constatada presença insuficiente de enfermeiro responsável em setores como ambulatório, setor de imagem e CME, além do fato de as consultas de enfermagem não obedecerem às cinco etapas previstas no processo de enfermagem, prejudicando a qualidade do atendimento. Também foram encontradas falhas de identificação nos registros de atendimento e um alto índice de faltas entre os profissionais.

No primeiro semestre de 2018, o Departamento de Fiscalização do Coren-MT constatou cerca de 300 irregularidades nas 156 averiguações realizadas em 29 municípios.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114