Cuiabá | MT 16/04/2024
Interior de MT
Quinta, 06 de setembro de 2018, 19h06

Nova Marilândia conquista índice do Ideb das séries iniciais em Mato Grosso


O município de Nova Marilândia, localizado na região do Médio Norte, a 253 quilômetros da Capital, se destaca com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas séries iniciais, em escolas municipais de Mato Grosso. O município alcançou este ano o índice 6.2, cumprindo a meta projetada pelo Ministério da Educação.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados como Prova Brasil ou Saeb, obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino, sendo da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, com informações sobre rendimento escolar. Os resultados para escola, município, unidade da federação, região e Brasil foram calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar.

Conforme o prefeito de Nova Marilândia, Juvenal Alexandre da Silva, o resultado alcançado, reflete o investimento realizado pela administração para melhorar os indicadores relacionados à Educação, uma das prioridades da sua gestão. Segundo ele, o grande desafio é oferecer uma educação de qualidade aos alunos. Ele frisou que desde que assumiu a prefeitura, traçou diretrizes para o setor, e já consolidou vários avanços. “Procuramos sempre valorizar os servidores da educação. Uma das medidas mais recentes foi a compra de licença prêmio dos que poderiam a ficar meses fora da sala escola. Esta decisão agradou os profissionais de forma geral”, assinalou.

O prefeito informou que a escola tem 600 alunos divididos em dois turnos do ensino fundamental. Entre as prioridades da gestão foi um curso no início do ano para os profissionais, ministrado pela Faculdade Integrada de Diamantino. Atualmente são investidos 30% do orçamento da prefeitura somente na área da Educação. Além do estabelecimento, há uma preocupação com a melhoria da merenda e do transporte escolar. Juvenal informou que uma equipe fica responsável pela manutenção dos ônibus, para que nenhuma criança fique fora de sala de aula. “São transportados alunos de assentamentos e áreas rurais com até 100 quilômetros de distância da escola. Não medimos esforços para melhorar cada vez mais a Educação. São investimentos que garantem a melhoria do ensino”, assinalou.

Além da Educação, a prefeitura de Nova Marilândia também investe mais de 25% do orçamento da área da saúde, para assegurar o serviço á população. Juvenal destacou que este ano, foi cumprida a meta de 100% da cobertura vacinal em Nova Marilândia. “Realizamos um trabalho com equipes de voluntários e fizemos uma mobilização para conscientizar os pais sobre a importância de vacinar seus filhos. Apesar dos recursos atrasados do governo estadual para o município mantemos os serviços na área de saúde “ garantiu o prefeito.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114