» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Terça, 25 de setembro de 2018, 13h54

CIJ capacita servidores do interior


.

A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Poder Judiciário de Mato Grosso promoveu uma capacitação para servidores de 23 comarcas do Estado, ao longo da semana passada, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Sistema Integrado de Informação Para Infância e Adolescência (Sipia). O curso foi realizado na Escola dos Servidores, de 17 a 21 de setembro.

Analistas judiciários, gestores e agentes da infância das comarcas assistiram palestras sobre normativas para adolescentes infratores do ponto de vista da Constituição e dos Direitos Humanos, e discutiram a implantação de políticas públicas em prol do sistema socioeducativo. Houve ainda um período reservado para a capacitação específica no Sipia, um banco de dados que dispõe de do histórico dos adolescentes que possuem registros da prática de ato infracional além de informações relativas aos casos.

A gestora da CIJ, Wanderléia da Silva Dias, explica que a capacitação teve como principal objetivo humanizar os servidores que cuidam dos processos de crianças e adolescentes. “Eles precisam compreender o que rege o ECA e a Constituição, bem como entender que, embora o adolescente possa ter a liberdade retirada pela medida socioeducativa, ele é um ser humano em desenvolvimento e que possui outros direitos também”, enfatizou.

Para o analista judiciário da comarca de Vila Rica (1259km de Cuiabá) Pedro Vaz da Silva Neto, o curso possibilitou uma nova visão desses processos. “Precisamos terum olhar diferenciado, humanizado, avaliando como essa criança vive e porque ela vem a praticar determinados atos infracionais, inseri-la na sociedade como um sujeito de direitos e deveres”, disse o servidor, ressaltando que buscará isso dentro da própria comarca.

Essa foi a terceira turma capacitada pela CIJ. Em outubro, mais um grupo receberá o treinamento, fazendo com que as instruções cheguem às 79 comarcas de Mato Grosso.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114