» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Terça, 13 de novembro de 2018, 21h01

Representante do cônsul da Itália visita pontos turísticos de Campo Novo


O objetivo foi buscar parcerias culturais e empresariais com as autoridades de Campo Novo do Parecis para futuros projetos. Na tarde desta segunda-feira (12), em entrevista a nossa reportagem, o representante destacou o potencial do município para estas possibilidades.

Morando há nove anos na capital Paulista, Augusto Bellon é Diretor do Departamento de Educação do Consulado Geral da Itália em São Paulo e Membro do Ministério das Relações Exterior, disse que esta foi a primeira vez que esteve nas aldeias indígenas e que achou interessante o perfil dos povos, que é riquíssimo em costumes e uma cultura diversificada de outras regiões do Brasil. Bellon ainda comentou o conhecimento com o povo camponovensse. “Parece que têm os mesmos valores, a mesma energia e concentração no trabalho. Sem contar que há uma proximidade cultural em que ambos se entendam muito bem. É um começo”.

Augusto ainda destacou que há no município a presença de uma associação italiana, que também faz ponte com a cultura de sua terra natal. “Já visitei várias cidades que temos colônias italianas e aqui é uma delas. O fato de termos Odila Cecilia Roberto e a associação italiana em Campo Novo do Parecis, também pode auxiliar nesta troca de informações para formação de parcerias”, acrescentou.

“Nós estamos muito gratificados com essa troca de conhecimento, desde 2010 começamos um projeto com a implantação da cultura italiana em Campo Novo, Esse amigo augusto sempre esteve pronto para nos ajudar, foram vários projetos concluídos e hoje nada melhor de nos despedirmos com essa visita maravilhosa a essas cachoeiras”. Finalizou Odila Roberto.

“A ideia de aproximar os sistemas econômicos comerciais, mas também falamos de começar pela cultura. Seria interessante trazer pra Campo Novo do Parecis um pouco da cultura italiana. Aqui há espaço por todo lado e muitos têm um parente italiano que gostaria de ter perto a cultura do povo. Seria interessante fazer uma mostra, trazer algo musical. Podemos e devemos trazer a culinária também, por exemplo, já que este ano em Milão teremos um evento que concentrará a gastronomia”, concluiu Augusto Bellon.

Nossa equipe conversou com Cleiton Terena responsável pelo turismo na aldeia sacre 2, onde o mesmo agradeceu o privilégio de receber o representante do cônsul italiano. “É muito bom termos essa troca de conhecimento entre as culturas de povos diferentes, fico feliz que mais um país conhecerá nosso povo e nossos costumes, sempre estaremos aqui de braços abertos esperando nossos visitantes.”

Bellon ainda participou de reuniões em Campo Novo, com diretores das escolas municipais Antônio Pereira e Nossa Senhora Aparecida que estão trabalhando com duas turmas extracurricular dos costumes e cultura italiana.

Para Maiores informações sobre os pontos turísticos os visitantes e turistas podem se deslocar até o departamento de turismo, localizado na rua Severino de Lima em anexo a secretaria municipal de cultura.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114