Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Segunda, 17 de dezembro de 2018, 09h55

Município recebe nota 'A' para crédito em lista do Tesouro Nacional


O município de Cáceres tornou-se um dos poucos municípios do Brasil listados entre as cidades com classificação “A” no ranking denominado CAPAG (Capacidade de Pagamento), do Tesouro Nacional, que vai de ‘A” a “D’. Apenas os classificados nas duas primeiras letras (A e B) terão garantia da União para a contratação de novos empréstimos.

Conforme o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), Cáceres cumpriu os ítens necessários para alcançar a classificação ‘A’: a adimplência financeira e encaminhamento das contas anuais.

O cálculo da CAPAG corresponde a uma avaliação da situação fiscal das prefeituras que além de sintetizar essa situação em uma nota, possibilita a comparação entre elas, com base em metodologia e informações conhecidas e padronizadas. Corresponde a um serviço similar ao prestado pelas agências de classificação de riscos de crédito. São cálculos complexos que envolvem dados financeiros e o cumprimento dos compromissos que o governo municipal mantém ao longo do ano.

O prefeito Francis Maris Cruz comemorou o resultado. “Uma nota máxima da CAPAG significa que o município segue à risca a Lei de Responsabilidade Fiscal e os demais compromissos firmados com credores e entidades de empréstimos. É o sinal verde para que continuemos tendo crédito. É o resultado de uma gestão de ética e responsabilidade, prova de que estamos no rumo certo”, salientou Francis. O prefeito viu a notícia como um prêmio a equipe de Governo pelo esforço empreendido, realizando o possível para fazer mais com menos. “É um grande resultado, uma conquista enorme diante da situação difícil que passa os municípios do Brasil”, completou Francis.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114