» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Segunda, 17 de dezembro de 2018, 09h55

Município recebe nota 'A' para crédito em lista do Tesouro Nacional


O município de Cáceres tornou-se um dos poucos municípios do Brasil listados entre as cidades com classificação “A” no ranking denominado CAPAG (Capacidade de Pagamento), do Tesouro Nacional, que vai de ‘A” a “D’. Apenas os classificados nas duas primeiras letras (A e B) terão garantia da União para a contratação de novos empréstimos.

Conforme o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), Cáceres cumpriu os ítens necessários para alcançar a classificação ‘A’: a adimplência financeira e encaminhamento das contas anuais.

O cálculo da CAPAG corresponde a uma avaliação da situação fiscal das prefeituras que além de sintetizar essa situação em uma nota, possibilita a comparação entre elas, com base em metodologia e informações conhecidas e padronizadas. Corresponde a um serviço similar ao prestado pelas agências de classificação de riscos de crédito. São cálculos complexos que envolvem dados financeiros e o cumprimento dos compromissos que o governo municipal mantém ao longo do ano.

O prefeito Francis Maris Cruz comemorou o resultado. “Uma nota máxima da CAPAG significa que o município segue à risca a Lei de Responsabilidade Fiscal e os demais compromissos firmados com credores e entidades de empréstimos. É o sinal verde para que continuemos tendo crédito. É o resultado de uma gestão de ética e responsabilidade, prova de que estamos no rumo certo”, salientou Francis. O prefeito viu a notícia como um prêmio a equipe de Governo pelo esforço empreendido, realizando o possível para fazer mais com menos. “É um grande resultado, uma conquista enorme diante da situação difícil que passa os municípios do Brasil”, completou Francis.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114