Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Segunda, 18 de fevereiro de 2019, 16h31

Comunidade recebe atendimento de graça no Ribeirinho Cidadão


Por onde passa o Ribeirinho Cidadão, as ofertas de serviços são padronizadas e essenciais para as pessoas carentes. Cada uma com uma dificuldade, uma necessidade e uma história de muita luta e sofrimento que as fizeram recorrer a essa grande ação social. Nesta segunda-feira (18 de fevereiro) o projeto está na escola estadual Dom Vunibaldo, no distrito de São Lourenço de Fátima, localizado a 60 km da cidade de Juscimeira, em Mato Grosso.

Em todas as atividades do projeto o cidadão não precisa pagar nada para ser atendido. É tudo de graça, seja para dar entrada a trâmites judiciais, tirar foto 3x4, fotocópias, documentos como RG e CPF, tudo custeado pelos parceiros.

O aposentado Lourival Ramos Machado não sabia como proceder para regularizar a escritura da sua casa. Ele aproveitou a gratuidade do serviço oferecido pelo Ribeirinho Cidadão e agora poderá dar andamento aos trâmites para ter o documento definitivo da escritura. “Me deram uma declaração e um ofício para poder regularizar o registro da minha casa. O atendimento foi muito bom e me ajudou muito, porque fazia tempo que eu estava com essa pendência. É especial ter esse atendimento aqui porque fica difícil a gente se deslocar para as cidades mais próximas”, comentou.

Com 69 anos de idade, o trabalhador rural Eurípedes Antônio de Brito, morador do assentamento Santo Expedito, localizado na região de São Lourenço de Fátima, veio procurar orientação para poder se aposentar. Como nunca trabalhou de carteira assinada, ele buscou a orientação do INSS, um dos parceiros do projeto. “A aposentadoria vai me ajudar muito porque minha renda é bem pouquinha. Vim buscar meu direito e consegui dar andamento no processo. Estou feliz com o atendimento e mais ainda sabendo que vão ajeitar tudo”, comemorou.

Assim como o trabalhador rural, inúmeras pessoas passaram pelos atendimentos do Ribeirinho Cidadão. São trabalhadores que vivem da agricultura familiar e pecuária, e integram as cerca de duas mil pessoas que moram no distrito. O prefeito de Juscimeira, Moisés dos Santos, ficou no local acompanhando o andamento da ação e disse ser um grande orgulho essa parceria com o Tribunal de Justiça e demais instituições envolvidas.

“Esse é o maior evento social aqui na região. É importante ter do lado esses parceiros porque a prefeitura não tem condições de atender todos os quatro distritos da redondeza. Quando a gente fala que é o Ribeirinho, todo mundo vem. Esse é um projeto com uma grande estrutura que a população espera durante o ano todo”, disse.

Além desses, outros serviços foram oferecidos, como confecção de RG (Politec), CPF, carteira de trabalho, do idoso, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), bolsa família, atendimentos médicos, de enfermagem e jurídicos, vacinação, aferição de pressão e índice glicêmico, pesagem, corte de cabelo (masculino e feminino), penteados, design de sobrancelha, manicure, emissão de certidão de nascimento e casamento, plastificação de documentos, Centro de Referência Especializada de Assistência Social Municipal (Creas), palestras de educação em saúde e saúde bucal, e distribuição de roupas, toalhas, meias, tênis, sandálias, bonecas, bolas, chinelos, cobertores e brinquedos de pelúcia.

Projeto - O Ribeirinho Cidadão leva cidadania e serviços essenciais a populações ribeirinhas. Ele foi lançado em março de 2006 e atende comunidades isoladas de Santo Antônio de Leverger, Poconé, Barão de Melgaço e Juscimeira. A ação só é possível graças aos parceiros, como Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Marinha do Brasil - 6º Distrito Naval, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região, Governo de Mato Grosso, Federal, SICOOB-União, SESC Pantanal, Prefeitura dos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, Colônia de Pescadores Z5, INCRA, UFMT, Hospital Júlio Muller, Univag, OAB, Delegacia da Polícia Comunitária, Clóvis – Papai Noel, Galvan Cabeleireiro, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114