Cuiabá | MT 19/04/2024
Interior de MT
Sexta, 22 de fevereiro de 2019, 18h25

Projeto social do TJMT estimula práticas ambientais em crianças ribeirinhas


Parceiro do projeto Ribeirinho Cidadão, o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) acompanha a comitiva desenvolvendo ações lúdicas para as crianças. A prática da preservação ambiental em comunidades ribeirinhas adquire caráter relevante para a população que vive em regiões de rios e que tem estreita relação com o meio ambiente. O entendimento acerca da conservação da natureza é importante principalmente para as crianças. Na Escola Rural Santa Claudina, no distrito de Mimoso, é possível ver, literalmente, que a prática da consciência ambiental faz parte da rotina.

Ao redor de toda a escola foram fixadas placas com frases de alunos sobre a preservação do meio ambiente. A ideia partiu da atual coordenadora do colégio, Adriana Aparecida Marques de Almeida, que, em parceria com o Instituto Lions, durante uma atividade do Dia das Crianças, promoveu gincana para recolhimento do lixo em volta da escola. Cada aluno também deveria elaborar uma frase sobre o meio ambiente.

“A equipe do Lions formou a comissão julgadora, selecionaram as 15 melhores mensagens e fizeram as placas. Colocamos nas paredes como forma de estímulo para preservação ambiental e para mostrar o que o lixo causa nos rios, principalmente na época das chuvas. Eles ficaram super felizes quando viram seus nomes e as frases em todo o colégio”, salientou.

Nada mais propício um local que tem essa preocupação com a preservação ambiental receber a equipe do Juvam, que leva o jogo ecológico Rebojando, num tabuleiro gigante, para chamar a atenção das crianças para a preservação do meio ambiente de forma divertida.

Quem está na linha de frente fazendo interação com as crianças é o sargento da Polícia Militar Ambiental Marcelo Luciano Pereira Campos, que interpreta o palhaço Lelé Picolé Curimpampam. Além das várias brincadeiras que tiram gargalhadas das crianças, o jogo Rebojando, criado pelo próprio Juizado, trabalha a sensibilidade ambiental.

“Educação ambiental é um processo contínuo e longo, por isso trabalhamos com a sensibilidade. Ao longo do jogo as crianças vão conhecendo um pouco mais sobre o assunto", explicou.

Esta é a quinta edição do Ribeirinho Cidadão em que ele participa e, para o sargento, é uma experiência extraordinária. “As crianças aqui têm contato maior com a natureza, até mesmo pela estrutura que elas têm aqui, diferente das crianças da cidade, que são tecnológicas. As atividades que faço com elas foge totalmente da minha rotina da segurança pública e o que me surpreende é o carinho. Elas participam empolgadas e isso gera uma satisfação enorme. É muito gratificante fazer parte dessa equipe”, afirmou.

Rebojando - O jogo consiste em um tabuleiro de lona, onde é traçado um percurso entre as cidades de Barão de Melgaço e Poconé, e para avançar nas casas é preciso responder corretamente perguntas referentes ao meio ambiente.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114