Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Segunda, 25 de fevereiro de 2019, 10h32

Programa de Qualificação Profissional oferece vagas para cursos em Aripuanã


Para garantir oportunidades no mercado de trabalho, cada vez mais exigente por qualificação, e promover capacitação profissional para jovens e adultos de Aripuanã e região, a Nexa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), vai selecionar 500 candidatos para cursos gratuitos em seis áreas de atuação, totalizando nove cursos disponíveis. O processo seletivo para o Programa de Qualificação Profissional terá início em fevereiro, com inscrições a partir do dia 25. As aulas para as primeiras turmas já começam em junho deste ano e a seleção preencherá vagas para as demais, que serão formadas até 2020.

 

Oportunidade de qualificação

 

As vagas para os cursos oferecidos no Programa de Qualificação Profissional serão distribuídas entre seis diferentes áreas operacionais. No ato da inscrição, o candidato poderá selecionar até duas opções de sua preferência. Os cursos oferecidos são: auxiliar de operação em britagem e moagem; auxiliar de logística e almoxarifado; eletricista de manutenção e automação; mecânico automotivo de linha pesada; mecânico de manutenção industrial de mineração; operador de máquinas de nivelamento, carregamento e transporte de superfície; operador de máquinas de perfuração, carregamento e transporte em subsolo; operador de máquinas de saneamento e contenção de teto em subsolo; e auxiliar de operações de geologia e sondagem.

 

Os cursos, compostos por aulas teóricas e práticas, serão realizados em Aripuanã e terão duração de quatro a cinco meses, de acordo com a área. Ao final do Programa, todos os participantes, aprovados e que cumprirem com a carga horária das atividades previstas, receberão um certificado de qualificação profissional emitido pelo Senai-MT, válido em território nacional. Todas as etapas do Programa, desde a seleção, são gratuitas.

 

"A Nexa tem a preocupação de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das localidades onde atua. Com o Programa de Qualificação Profissional, ganham não só os jovens e adultos com mais capacitação, mas também as empresas que já atuam ou estão chegando na região", afirma Silvia Regina Ferreira, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) do Projeto Aripuanã.

 

Processo seletivo único

 

O processo seletivo será único e selecionará candidatos para as turmas que iniciam as aulas já em junho de 2019, assim como para as demais, que serão formadas até dezembro de 2020. As inscrições estarão abertas entre 25 de fevereiro e 17 de março e poderão ser feitas online, em www.projetoaripuana.com.br/programaqualificacao, e presencialmente, em pontos específicos, localizados em Aripuanã e Conselvan.

 

A seleção será conduzida em duas etapas: a primeira, destinada a aplicação de uma prova de conhecimentos em Português e Matemática, realizada no dia 7 de abril; e a segunda, realizada entre 30 de abril e 3 de maio, na qual serão aplicados testes específicos para avaliação profissional. O resultado final dos aprovados e selecionados para o Programa de Qualificação Profissional será divulgado a partir do dia 30 de maio.

 

O edital completo e informações gerais sobre prazos e etapas do processo seletivo para o Programa de Qualificação Profissional estão disponíveis em: www.projetoaripuana.com.br/programaqualificacao. No site o candidato também pode esclarecer dúvidas e preencher, a partir de 25 de fevereiro, o formulário de inscrição online e acompanhar cada resultado das fases da seleção. Para concorrer às vagas do Programa de Qualificação Profissional, o participante deverá ter, no mínimo, 17 anos completos e possuir o ensino fundamental completo.

 

De acordo com a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, os cursos que serão ministrados pelo Senai foram customizados de acordo com a demanda da Nexa, a fim de gerar oportunidade para a população. "Sabemos da importância desta parceria no cumprimento da missão do Senai e do impacto que a qualificação profissional poderá gerar na vida destas 500 pessoas e na região como um todo".

 

Sobre a Nexa

 

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil. Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114