» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Quinta, 28 de fevereiro de 2019, 16h15

Técnicos da Defesa Civil avaliam estado de pontes, bueiros e estradas em Tapurah


Durante toda a semana dois técnicos da Defesa Civil de Mato Grosso estiveram em Tapurah para avaliar a situação das pontes, bueiros e estradas do município, que decretou (através do Decreto 123/2019) situação de emergência na última semana. Os técnicos foram designados pelo órgão para fazer todo o levantamento da real situação em relação às chuvas, as quais foram narradas pelo prefeito e vereadores do município na sede da Defesa Civil em Cuiabá na última semana.

Conforme o assistente técnico da Defesa Civil de Mato Grosso, Benedito de Araújo, a função do órgão é auxiliar na Defesa Civil do município. A constatação in loco da situação atual, segundo ele, vai auxiliar na possível decretação de emergência pelo governo federal.

Benedito ressalta que a decretação da situação de emergência tem a possibilidade de ser homologada pelo governo do Estado e ser reconhecida pelo governo federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil. “Após todo este processo, e tendo reconhecida esta situação que se encontra aqui no município através do decreto, muda-se o formato de aplicação de recursos e de contratação de serviços, sendo todos eles orientados pela Lei 8.666/93, para que a prefeitura possa tomar medidas urgentes que possam reverter esta situação ruim no município.

A decretação de Situação de Emergência dá a oportunidade de proteção jurídica para que possam ser realizadas as medidas necessárias para cessar este evento danoso que está tendo para o município”, pontua.

Desde a última segunda-feira os dois técnicos do órgão estão andando por todo o município, vistoriando as pontes que apresentaram algum tipo de problema e deixaram comunidades isoladas em virtude do excesso de chuva. A situação mais preocupante é com a ponte do rio Arinos, que passa pela terceira reforma no ano e interrompeu a trafegabilidade de caminhões que carregam a safra 2018/2019 pela rodovia MT-488 entre Tapurah e Nova Maringá.

Além de Tapurah, os técnicos também acompanham as situações de Nova Maringá que decretou situação de emergência na última semana e Ipiranga do Norte que iniciou o processo na semana passada. Os técnicos da Defesa Civil ainda devem ficar na região até a próxima semana para avaliar também a situação do município de Itanhangá o qual deu início no processo na quarta-feira.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114