Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Terça, 02 de abril de 2019, 17h06

Parceria do Judiciário e Prefeitura leva diversos serviços aos bairros de Rondonópolis


Na semana de 8 a 13 de abril, Rondonópolis será a “sede itinerante” do Poder Judiciário. Cada dia um bairro da cidade será contemplado com diversos serviços oferecidos pelo Judiciário e parceiros, por meio do projeto Judiciário em Movimento, iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. A Prefeitura de Rondonópolis é parceira deste projeto.

.

A secretária de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis, Márcia Rotilli, afirma que a prefeitura irá oferta diversos serviços a população, por meio do Judiciário em Movimento, que avalia como sendo de suma importância.

Ela destacou um dos projetos que considera de extrema importância, que é o Pai Presente. “Ele reconhece a paternidade e faz o registro das crianças com o nome do pai e da mãe. Com o documento é mais fácil assegurar os direitos das crianças, principalmente as que são criadas somente pelas mães”, avalia.

A secretaria informa que a pasta vai participar do Judiciário em Movimento fazendo a Cadastro Único para a inserção das famílias nos programas sociais do Governo Federal e, juntamente com a Secretaria de Saúde, vai atualizar os cadastros do Bolsa Família, com pesagens das crianças de zero a seis anos e das mulheres em idade fértil. “A Secretaria também vai cuidar da beleza das mulheres com corte de cabelo”, cita.

Serviços

A prefeitura ainda ira ofertar serviços de vacinação, aferição de pressão, ações de saúde bucal, emissão do cartão SUS, ouvidoria do SUS, orientações, distribuição de cartilhas, exames clínicos, isenção de IPTU, emissão de guias, emissão de certidão negativa, regularização, alvarás, atendimento em relação à água e esgoto entre outros.

Divulgação - O diretor do Fórum de Rondonópolis, juiz Francisco Rogério Barros, está empenhado na divulgação das ações que irão beneficiar a população do terceiro município mais populoso do Estado. O magistrado esteve na quarta (20) na Câmara de Vereadores do município para convidar os parlamentares e os presidentes de bairro para as atividades e no próximo dia 03 retorna à Casa de Leis.

“Queremos atender o maior número de pessoas. Apesar de Rondonópolis ser o terceiro município que mais arrecada no Estado, possui muita desigualdade social. O projeto visa atender esta população que tem dificuldade de acesso aos seus direitos”, afirma.

Programação

Conforme a programação, o projeto todos os dias acontecerá das 9h às 17h. O primeiro local a receber a iniciativa será a Praça Brasil (08/04). As ações serão levadas no dia seguinte para a Escola Municipal Irmã Elza Geovanella, na Vila Mineira (09/04). Já no dia 10 de abril, a comunidade da região do Parque das Rosas terá acesso aos serviços, que serão disponibilizados no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

No dia 11 de abril, a região do Parque Universitário será beneficiada com a iniciativa, que acontecerá no Oratório Dom Bosco. O projeto será finalizado no dia 12 de abril na Escola Municipal Bernardo Venâncio Carvalho, no Jardim Liberdade.

Judiciário em Movimento

O projeto do Poder Judiciário se desenvolve em quatro eixos de atuação: Audiência pública - para garantir que o cidadão tenha acesso à justiça; Jornada de Estudos, para efetivar a integração entre o Poder Judiciário, instituições, entidades e organizações e promover a gestão por competências, garantindo a capacitação continuada; Escola Itinerante, com finalidade de garantir confiabilidade, integralidade e disponibilidade das informações, serviços e sistemas; e Acesso à Justiça com a realização de atendimentos à população local, Implementação de Círculos de Construção de Paz (não conflitivo) com os alunos da rede pública de ensino, no bairro que será contemplado com o evento, realização de sessões de conciliação e mediação com a participação da Defensoria Pública Estadual local e a difusão da Oficina de pais e filhos na comunidade local.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114