» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Sexta, 12 de abril de 2019, 13h41

Projeto Água para o Futuro começa mapear nascentes em Jaciara



Uma equipe do “Projeto Água para o Futuro” esteve em Jaciara, no período de 25 a 30 de março de 2019, e confirmou a existência de 43 nascentes nas áreas urbana e suburbana daquele município. Nesta semana, entre os dias 9 e 14 de abril, as equipes de Fauna e Flora estarão na cidade para o término dos trabalhos de campo, sob coordenação da Professora Doutora Christine Strussmann, da Universidade Federal de Mato Grosso, que já se encontra em Jaciara.
 

.


O trabalho é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Promotoria de Justiça de Jaciara e a Porto Seguro Negócios, Empreendimento e Participações (Usina Porto Seguro). A empresa foi autuada e embargada em 2018 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) após acidente poluir o Rio Tenente Amaral e matar centenas de peixes. A Sema multou a usina em R$ 57 milhões pelo rompimento da bacia de contenção que se rompeu e despejou resíduos no curso d´água.

Diante do interesse da empresa em reparar os danos causados ao meio ambiente e de adotar posturas que impeçam a ocorrência de outros desastres de igual ou maior proporção foi firmado um TAC no qual foram estabelecidas 39 cláusulas a serem cumpridas pela empresa, entre elas a “Cláusula 36”, pelo qual a Usina Porto Seguro se comprometeu em destinar R$ 1 milhão a ser revertido em prol de ações voltadas para recuperação do meio ambiente. Parte deste recurso foi destinado para custear a implantação do Projeto Água para o futuro em Jaciara.

Conforme o promotor de Justiça Gerson Barbosa e coordenador do projeto "Jaciara é nosso primeiro projeto piloto fora de Cuiabá, fruto de uma solicitação da colega Cássia Vicente de Miranda Hondo, titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Jaciara. Ela visitou o projeto, e expôs a necessidade de implantá-lo em Jaciara, e posteriormente disponibilizou recursos via TAC. Iniciamos os trabalhos em novembro/2018, com a elaboração do Plano de Ação, compilação de dados (criação de um cenário, com imagens de satélite e informações geográficas disponíveis de Jaciara, na plataforma Geocloud), mapeamento remoto, em laboratório, das nascentes, alteração do aplicativo Água para o Futuro, com a inclusão de Jaciara etc. Desde o retorno da primeira equipe, estamos trabalhando arduamente para disponibilizar no site e pelo aplicativo Água para o Futuro a localização e características gerais das 43 nascentes confirmadas. Isso deverá ocorrer hoje (11/04), até as 18 horas”, garantiu.

De acordo com o promotor de Justiça, “dessas nascentes, apenas cinco estão conservadas, ou seja, um índice de 88% de degradação, por retirada da vegetação nativa, poluição por resíduos sólidos e efluentes de esgoto etc. Esses dados, juntamente com vídeos e fotos das nascentes, poderão ser visualizados pelo aplicativo”.

O que chamou a atenção do coordenador do projeto foi a riqueza hídrica do município de Jaciara, pois as medições das vazões de água das nascentes confirmadas totalizam aproximadamente 7 milhões de litros por dia, capaz de abastecer uma população de 45 mil pessoas. Somente a nascente 43 (Fonte Esmeralda) tem a vazão aproximada de 1,3 milhão de litros de água por dia.

Projeto – O Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, executado em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Ação Verde, Prefeitura de Cuiabá e a concessionária Águas Cuiabá S/A. O projeto é composto por profissionais que realizam os estudos ambientais das nascentes urbanas nas áreas de geologia, hidrogeologia, fauna e vegetação. O Água para o Futuro também envolve profissionais de diversas áreas da tecnologia para o armazenamento e processamento de dados geográficos, desenvolvimento do site e aplicativo para smartphone, filmagens aéreas em alta definição, utilização de veículo aéreo não tripulado (Vant), para monitoramento, inspeções e perícias, confecção de mapas, entre outras funções. Dos cerca de 1.000 pontos vistoriados na Capital, até agora, mais de 200 nascentes já foram confirmadas pelo projeto.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114