Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Segunda, 31 de maio de 2010, 12h20
Eleição

Cooperativa de Desenvolvimento Rural aprovou estatuto social e elegeu conselheiros


 

  Em uma reunião com os produtores rurais de Jaciara e da região do Vale do São Lourenço, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou na sexta-feira (28), às 14h, no anfiteatro Celcita Pinheiro, a Assembléia de Constituição da Cooperativa de Desenvolvimento Rural (Coodervale). Na oportunidade foi dada continuidade à pauta da reunião anterior, onde foi concluída a análise, discussão e aprovação do estatuto social, eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal, além de assuntos gerais.  

Por meio de um ato democrático, foi feita uma votação para a escolha do quadro de conselheiros, onde, na ocasião, o produtor rural Afonso João Silva foi escolhido como presidente da cooperativa. “É de fundamental importância esse apoio que está sendo dado a nós pela prefeitura”, destacou. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Milton Ferreira Júnior, por sua vez, mostrou-se bastante empolgado com o nascimento da Coodervale.“Hoje é um dia que marca a história da agricultura familiar no município”, disse 

Ele salientou o grau de importância da cooperativa para Jaciara e região de Vale, além dos benefícios gerados futuramente para todos. “Cerca de 70% (por cento) de nossa arrecadação vem da agricultura familiar. Se for organizado, todos ganham”, ressaltou.

 Ainda concluindo sua declaração, Milton informou que o próximo passo será uma capacitação dos produtores rurais cooperados. “Eles vão estudar para melhorar a qualidade de vida dos mesmos, além disso, cuidaremos de todos os tramites legais. Todos nós temos a responsabilidade de apoiar o pequeno produtor”, obeservou. 

Coodervale será uma marca forte

“A Coodervale será uma marca forte”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Desenvolvimento Rural de Município, Milton Ferreira Júnior. 

Fruto de uma idéia lançada pela Prefeitura de Jaciara, através Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Coodervale está trabalhando com o tema: “A marca do agricultor familiar”. 

No decorrer de sua criação foram realizadas reuniões de esclarecimento com a presença maciça de produtores da região, empresas cooperativistas, autoridades e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. 

A meta principal da Coodervale é convencer o produtor rural de Jaciara e região a aderir à idéia, apresentado as vantagens e benefícios da mesma, assim como a legalização e agregação de valor a produção. 

Segundo o Adair Mazzotti, que é superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no MT (Sescoop-MT), cujo participou de todas a reuniões, todo o suporte que está sendo dado para o andamento legal da cooperativa. “O mais importante é que fizemos um trabalho de conscientização”, afirmou. 

Com o total apoio do prefeito Max Russi, a Coodervale já conta com a parceria de importantes órgãos determinantes, assim como o da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114