Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Segunda, 07 de junho de 2010, 19h33
Finalmente

Alto Araguaia já dispõe de celas femininas na cadeia pública


O juiz Wagner Plaza Machado Junior, da Comarca de Alto Araguaia (415 km ao sul de Cuiabá), inaugurou na sede da cadeia pública local duas celas femininas com capacidade para abrigar 14 mulheres. A estrutura foi construída totalmente com mão-de-obra dos reeducandos, com material viabilizado via parceria entre os Poderes Públicos de Alto Araguaia e Alto Taquari (479 km ao sul da Capital) e o Conselho da Comunidade. O magistrado, que é corregedor do presídio, destacou a importância da estrutura recentemente inaugurada, que trará melhorias às detentas, familiares e servidores em geral.

Segundo informações do magistrado que intermediou o convênio, cada Prefeitura disponibilizou cerca de R$ 20 mil, ficando o complemento da obra sob responsabilidade do Conselho da Comunidade, que fez o recolhimento de recursos via transações e condenações penais. Após a cerimônia de entrega das celas, realizada no último dia 28, os presentes deslocaram-se até a Câmara Municipal de Alto Araguaia, onde foi anunciado o projeto de ressocialização dos presos com a instalação de uma biblioteca, aulas de computação e de música. Ainda relacionado ao projeto, os presos terão a oportunidade de trabalhar com máquinas de costura e instrumentos musicais. O projeto também é desenvolvido em parceria entre o empresariado e o Poder Público dos dois municípios.

Autoridades como o promotor de Justiça criminal, Márcio Florestan Berestinas; o superintendente de Gestão de Cadeias, Sílvio Aparecido Ferreira; o comandante do 15º Batalhão de Policiamento Militar (BMP), coronel César Ribeiro; e os prefeitos municipais de Alto Araguaia, Alcides Batista Filho, e de Alto Taquari, Mauricio Joel de Sá, participaram da solenidade. Também estiveram presentes os presidentes das Câmaras Municipais de Alto Araguaia e Alto Taquari, vereadores Gustavo Melo e Vânia Zanini, respectivamente; o diretor da cadeia pública de Alto Araguaia, Luis Gustavo da Silva; o delegado de polícia Tiago Damasceno; a presidente do Conselho da Comunidade, Neusa Alves; o representante da Nona Subseção da OAB, Carlos de Abreu; entre outros.

As mulheres que cumpriam penas, eram encaminhadas para Alto Garças (respectivamente 50 km de Alto Araguaia e 110 de Alto Taquari) e a maioria por envolvimento com o tráfico de drogas, conforme levantamento feito pelo plantaonews. A campanha de implantação das celas foi amplamente discutida na Câmara de Vereadores de Alto Araguaia, onde familiares das mulheres condenadas reclamavam da distância para visitação.

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114