Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Quarta, 30 de junho de 2010, 08h49
Barra do Garças

Governo atende metas da saúde em Barra do Garças, mas falta médico


Secretários municipais de Saúde da Região do Araguaia, diretores dos Escritórios Municipais regionais de Saúde e dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, realizaram reunião com o secretário estadual de Saúde, Augusto Amaral, na intenção de realizando um balanço das ações e dos serviços de Saúde do SUS existentes na região e também analisaram o andamento do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público ao Estado e ao município de Barra do Garças,com abrangência para os municípios de Novo São Joaquim, Ponte Branca, General Carneiro,Torixoréu, Pontal do Araguaia e Ribeirãozinho.

O Estado, segundo Amaral, já cumpriu cerca de 95% de todos os itens propostos. O Hospital Municipal de Barra do Garças Doutora Cleide Coelho de Lima teve seu Centro Cirúrgico totalmente renovado e com os equipamentos devidamente instalados, faltando apenas um ajuste simples que se refere a tubulação de ar, cujas instalações já estão prontas. No que se refere aos leitos de UTIs o Estado mantém 8 leitos adultos e foram instalados 6 leitos neo-natal. Para o funcionamento dos leitos neo-natal o município está com dificuldades em encontrar o profissional de saúde apto a função.

“O Estado vai interagir com o Conselho Regional de Medicina na busca dos profissionais necessários e também com as Universidades. “Recursos Humanos na área de Saúde é difícil no que tange a fixação do profissional no interior, talvez pelo fato da distância ou pela preferência em morar em grandes centros. O Estado já estuda mecanismos para atrair estes profissionais,”disse Amaral.

Os serviços de Urgência e Emergência instalados no Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Barra do Garças, bem como o convênio para o Complexo Hospitalar em co-gestão, o apoio a Diagnóstico e Terapia dotados de estrutura física e colocado o serviço como referência para a região, foram as outras providências já tomadas pelo Estado e colocadas em prática no cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta.

Augusto Amaral disse que pode colocar em prática e cumprir as decisões da justiça, graças as parcerias e o comprometimento de todos os municípios envolvidos, mas lembrando que ainda faltam alguns itens a serem resolvidos e com uma medida administrativa em dar autonomia aos diretores dos Escritórios Regionais, poderão resolver os problemas. “Hoje nossos diretores dos Hospitais Regionais e Escritórios Regionais são ordenadores de despesas. Com a descentralização administrativa em pequenas situações conseguimos resolver grandes problemas que vai desde a compra de um simples material de higiene, de construção até mesmo suporte para os insumos de saúde baratos que por hora pode faltar até que a Unidade Central da Secretaria faça a suplementação e abasteça o almoxarifado”, disse ele.

A secretária Municipal de Saúde de Barra do Garças Daniela Sallum, reivindicou a instalação de mais serviços da Alta Complexidade em Barra do Garças no atendimento a Assistência Hospitalar, justificando que o município já é referência em Saúde para a Região e pelo fato de ser um município que recebe bastante turistas e em época de grandes eventos quer dar aos visitantes segurança e conforto nos serviços de Saúde. “O Estado já vem dando atenção para nós, só que necessitamos de mais. Esta é uma grande oportunidade para mostrarmos a nossa capacidade instalada e o quanto podemos crescer. A parceria com o Estado é muito boa e queremos chegar no ideal. Ideal para nós é mais serviços da Média e Alta Complexidade. Necessitamos também de regular os pacientes que atendemos de Goiânia”.

Augusto Amaral, finalizou a reunião dizendo que o Estado já tem pactuações com outros Estados da Federação, e é possível manter o diálogo com Goiânia e respeitando as instâncias do SUS . A Comissão Intergestora Bipartite(CIB), poderá ser acionada e levar o problema para as discussões de Colegiado do SUS. Já quanto ao aumento dos Serviços da Média e Alta Complexidade para a Região também é possível e vamos levar a mesa de negociação dentro da CIB e pactuar serviços.O diálogo na Gestão da Saúde é peça chave.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114