Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sábado, 03 de julho de 2010, 14h44
Custos

Governo quer centralizar unidades de reclicagem de lixo em municípios pólos


Governador Silval Barbosa recebe Consórcio Nascente do Araguaia durante governo Itinerante de Rondonópolis

O governador Silva Barbosa propôs aos 15 consórcios municipais do Estado que trabalhem conjuntamente os projetos de aterros sanitários para os municípios. Conforme Silval, os aterros poderiam ser construídos em um município centralizado para atender toda a região de cada consórcio, e desta forma otimizar os recursos. A sugestão foi feita na reunião com lideranças dos consórcios da Região Sul e Nascentes do Araguaia, após solicitação dos prefeitos para o apoio do governo à problemática do lixo, durante o Governo Itinerante de Rondonópolis na quinta-feira (01.07).

Segundo o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Renaldo Loffi, uma decisão nesta direção possibilitaria o máximo de aproveitamento dos maquinários no tratamento do lixo. “Vamos fazer um levantamento do melhor local para a instalação dos aterros de modo a oferecer o melhor atendimento as cidades e facilitar o transbordo do lixo, disse Loffi.

Segundo Silval Barbosa este Governo Itinerante possibilitou ao Estado encontrar as soluções para uma série de problemas apresentados pelos gestores municipais, de acordo com a realidade de cada região. “O resultado está sendo fantástico. Antecipamos ações como esta que só seriam tomadas no fim do ano”, disse. Para ele o sucesso do evento consiste na aproximação da população com os secretários e governador. Ele ainda fez questão de lembrar que a maioria dos pleitos em todas as cidades por onde passou pôde ser imediatamente atendida.

Já a audiência com os consórcios abriu a tarde de trabalhos no gabinete em Rondonópolis. Desta fez o governador ouviu as reivindicações das lideranças da Região Sul e Nascentes do Araguaia. Ambos pediram a ampliação da quantidade de máquinas das patrulhas que trabalham nas estradas estaduais não pavimentadas.

Segundo o superintendente do consórcio daquela região, Hélio Brandão, os municípios do Sul do Estado dependem dessa ampliação para o perfeito escoamento da produção do milho e algodão em pleno andamento. “Por nossas estradas trafegam bi-trens carregados. E todas elas desembocam na BR 364 ou nos terminais do Alto Araguaia e Alto Taquari”, disse.

Para um dos equipamentos solicitados, o caminhão pipa, Silval Barbosa disse que será liberado o recurso necessário à aquisição dos mesmos diretamente para os consórcios. “Os consórcios poderão comprar o pipa usado, em boas condições de uso”, disse. Para os demais veículos o governador prometeu solução. Além da ampliação dos maquinários os prefeitos aproveitaram para fazer solicitações individuais aos municípios.

Entre elas a construção de anel viário, asfaltamento, construção de ginásios, casas de apoio e centros de eventos e a liberação de projetos encaminhados às secretarias de Projetos Estratégicos e de Desenvolvimento Rural. “Estamos muito satisfeitos com o resultado da audiência”, disse o prefeito de Alto Taquari, Maurício de Sá.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114