Cuiabá | MT 25/04/2024
Interior de MT
Sábado, 03 de julho de 2010, 17h26
Números

Começam os treinamentos para o Censo em Alto Araguaia


Aline Bassanesi
PlantãoNews / Alto Araguaia
 
O censo do IBGE está próximo a começar e em Alto Araguaia a população que vai trabalhar na pesquisa já entra em preparo. Os coordenadores e supervisores locais de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Ponte Branca e Ribeirãozinho já estão na segunda etapa de treinados com as instruções necessárias.

Após essa etapa, os coordenadores e supervisores de cada município estarão treinando seus recenseadores que começam os trabalhos no dia 02 de Agosto. O resultado dos recenseadores que foram aprovados poderão ser conhecidos nos locais em que realizaram sua inscrição ou no site https://seguro1.cesgranrio.org.br/eventos/ibge0110_resultadof.aspx. Em caso de qualquer dúvida, a Cesgranrio também dispõe de uma Central de Atendimento, através do telefone 0800 701 2028. As ligações são gratuitas e devem ser feitas entre 9h e 17h, horário de Brasília.

No Brasil o processo seletivo representará 191.972 vagas de recenseador. Daqui a um mês, os aprovados iniciarão as entrevistas domiciliares do Censo Demográfico 2010, em todos os 5.565 municípios do país, para revelar quem são e como vivem os brasileiros.

Os candidatos classificados terão acesso também às informações sobre em que endereço deverão comparecer para buscar o material de autoinstrução, Manual do Recenseador, Roteiro de Estudos do Recenseador e Teste Inicial, e as datas em que deverão fazê-lo.

Após o período de autoinstrução, no qual os candidatos se aprofundarão na temática do Censo, haverá um treinamento presencial, que ocorrerá entre os dias 19 e 24 de julho. Os locais e horários desse treinamento também serão divulgados na oportunidade da entrega do material de autoinstrução. A participação no curso presencial está condicionada à apresentação, no 1º dia de aula (19/07), dos exercícios do Teste Inicial devidamente respondidos.

Falta um mês para o Censo 2010 -  O IBGE realiza, a partir de 1º de agosto, o 12º Censo Demográfico, que, durante cerca de três meses, visitará todos os domicílios do país, entrevistando-se a população dos 5.565 municípios brasileiros. O Censo revelará um novo retrato da sociedade brasileira, em um conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça, deficiência e religião, entre outros, o Censo servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década. Amplamente discutido com especialistas e usuários e atendendo a recomendações internacionais, o questionário do Censo 2010 trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

O Censo 2010 será, também, o primeiro totalmente informatizado, com a realização das entrevistas em computadores de mão equipados com mapas digitalizados e receptores GPS (sigla em inglês do Sistema de Posicionamento Global, que permite identificar locais no território). O site do Censo 2010, disponível no portal do IBGE, detalha todas as etapas dessa grande operação e pode ser acessado pelo endereço www.censo2010.ibge.gov.br.

 

Com Assessoria IBGE




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114