Cuiabá | MT 23/04/2024
Interior de MT
Sexta, 30 de julho de 2010, 17h57

O Nortão de MT recebe a Caravana Pixaim da CUFA-MT


A Caravana Pixaim, ação desenvolvida pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT) vai botar o pé na estrada na próxima semana. Desta vez, a trupe segue para o Norte de Mato Grosso, onde terá o privilégio de visitar duas cidades de grande destaque no cenário estadual. A primeira parada será na cidade de Sinop, no dia 03 de agosto, na escol estadual São Vicente de Paula; em seguida será a vez do município de Sorriso, onde desenvolverá seus trabalhos no dia 04 de agosto, na escola estadual Ignácio Schevinski. As escolas também terão a oportunidade de apresentar sua criatividade artística por meio de apresentações culturais que já estão agendadas para acontecerem durante a realização da Caravana Pixaim nos municípios.

A Caravana Pixaim é um projeto do Núcleo Maria Maria da CUFA-MT, ação que este ano visitará 30 municípios do Estado. A ação compreende o lançamento e a distribuição de quatro mil exemplares da segunda edição do livro “Cabelo Ruim?”, de Neusa Baptista, e apresentação da peça teatral homônima, que é encenada pelo Grupo Tibanaré de Teatro. São oferecidas também oficinas de leitura e de trança afro nas escolas visitadas. Toda a ação e viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio do Grupo André Maggi.

Na cidade de Sinop, a Caravana contará com a participação do Ponto de Cultura Juventude Sinopense Ativa, que oferece atividades voltadas às artes urbanas, com oficinas gratuitas de graffiti e break entre outras. A CUFA-Sinop também estará presente, levando para a ação da Caravana Pixaim dançarinos de break.. Em Sinop oito escolas da rede municipal de ensino já estão confirmadas no evento, duas farão apresentações são elas: Escola Uilibaldo com a “Capoeira Makulelê” e a Escola Armando Dias com a dança "África em mim”.

As duas cidades que serão visitadas possuem características semelhantes. Elas foram povoadas, em sua maioria, por imigrantes da região Sul do Brasil. Segundo Neusa Baptista, coordenadora do projeto, ”em julho, passamos pelas cidades da baixada cuiabana, onde havia um predomínio da influência negra, e agora vamos terras fortemente influenciadas pela cultura sulista, de origem européia. Será uma experiência muito interessante, com certeza, apreciar esta diversidade”. De acordo com ela, essa é uma oportunidade também de contribuir para a discussão sobre a aplicação da lei 10.639/03, que trata da inclusão no currículo escolar das discussões sobre a História do Negro e a contribuição dos afro-descendentes na cultura brasileira.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114