Cuiabá | MT 23/04/2024
Interior de MT
Terça, 17 de agosto de 2010, 16h33

Alunos de Jaciara participam de aula no campo


Alunos do 5º ano da Escola Municipal Magda Ivana participaram ontem, segunda-feira (16), de uma aula no campo, realizada no Viveiro Municipal,situado a 15 quilômetros de Jaciara. No local, os estudantes visitaram a plantação de mudas, participaram de palestras e receberam orientações relacionadas aos cuidados com o meio ambiente e queimadas.

Organizada pela Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Adjunta de Agricultura, a aula no campo teve o objetivo de mostrar aos alunos os benefícios de um ambiente bem cuidado, assim como os problemas que podem ser causos de degradação ambiental.

Segundo o secretário adjunto de Agricultura do município e idealizador do projeto, David de Oliveira, a meta é atingir as crianças com essa conscientização, pois esse contato direto é uma maneira eficaz de estimular o aprendizado. “É fundamental trazer o aluno para conhecer a vida no campo”, disse.

Ele anunciou ainda que pretende dar continuidade a essa idéia, assim como gerar reflexos positivos com o trabalho dos professores em sala de aula.“Estaremos desenvolvendo mais trabalhos com eles e realizando projetos de conscientização”, informou.

O professor João Pedro Ricardo Arruda, que esteve acompanhando os estudantes, acredita na eficácia do trabalho desenvolvido e destaca a força do incentivo em crianças através de ações com essa. “Essa atuação vai fortalecer a idéia dessas crianças com relação ao meio ambiente”, acrescentou.

Dado o pontapé inicial com as orientações sobre o meio ambiente, dadas pelo secretário adjunto de Meio Ambiente, Zilmar Barbosa Medeiros, os alunos puderam fazer questionamentos e discutir o assunto.

A aluna Ana Carolina, entusiasmada com o diferente aprendizado que teve, disse ter gostado muito da aula no campo e já leva o aprendizado na ponta da língua. “Preservar é importante”, repetiu.

Quem também levou muito a sério o dia especial que teve foi a pequena estudante Gesiele dos Santos. “Nós devemos cuidar bem da natureza, não poluir os rios e plantar mais”, ressaltou.

Queimadas

Um dos pontos mais trabalhados nas palestras realizadas na aula de campo foi em relação às queimadas. Na oportunidade, foram salientados os riscos oferecidos pelas mesmas, assim como a contribuição do período seco em que se encontra o Estado de Mato Grosso para o alastramento de incêndios.

Proferida pelo Corpo de Bombeiros de Jaciara, a palestra foi totalmente dinâmica, com a distribuição de panfletos e orientações sobre o perigo de se atear fogo em quintais, folhas secas, pastos, entre outros.

Ao final, os alunos puderam conhecer o caminhão dos bombeiros, assim como entender o manuseio dos equipamentos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114