Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Terça, 28 de julho de 2020, 14h59

Oito novos estabelecimentos comerciais são multados por descumprirem horário limite de funcionamento


Prefeitura e forças de segurança do município tiveram mais um final de semana de trabalho intenso em Sinop. Outros oito estabelecimentos comerciais foram autuados por descumprirem ao horário estabelecido para funcionamento (até às 21h30). Todos novos que, segundo o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Hermann Friedrich já deveriam estar cientes do horário limite para funcionamento estabelecido em decreto.

Na semana passada, a Prefeitura já acumulava 38 autuações aplicadas desde que o primeiro decreto estabelecendo horário para funcionamento dos estabelecimentos comerciais começou a vigorar. O valor mínimo da multa é de R$ 2,810 mil, podendo chegar até R$ 42 mil.

De acordo com os dados apresentados pela equipe de fiscalização, todas as oito autuações aplicadas durante esse final de semana referem-se a estabelecimentos novos, que ainda não haviam recebido nenhum tipo de punição, no entanto, ele lembra que já foram feitas, pelo menos, 200 outras notificações a estabelecimentos avisando que estavam descumprindo as normas estabelecidas e que, da próxima vez seriam penalizados.

“Algumas pessoas ainda não entenderam! Trata-se de um decreto bastante simples e alguns ainda insistem em descumprir. O horário determina abertura até às 21h30. Bata cumprir o que está sendo permitido. A população precisa estar junto para ajudar a vencer essa doença.É precioso compreensão e colaboração para que não sejam tomadas medidas mais extremas pelo Executivo municipal, nem estadual e nem o judiciário. Medidas que podem afetar a economia e a saúde de todos,” pontuou ao citar os decretos que instituem o toque de recolher.

Outro ponto que tem preocupado bastante a equipe de fiscalização são as festas clandestinas que, rotineiramente, têm se repetido nos finais de semana, assim como as aglomerações em espaços públicos. “Tivemos que dispersar, também, grupos de pessoas que se aglomeravam no espaço externo do estádio municipal e grupos de pessoas em praças e academias ao ar livre. Pessoal precisa entender que, além de descumprir o decreto, ao arrancar fitas de isolamento para ocupar os lugares interditados, a pessoa está cometendo crime”, desabafa.

O último decreto editado pela prefeita Rosana Martinelli (176/2020 de 24 de julho de 2020) institui o toque de recolher das 22h às 05h, como também delimita a abertura e funcionamento do comércio até às 21h30. Isso, do dia 24 de julho até o dia 10 de agosto.

Os casos em Sinop continuam subindo. No último domingo, 19, os números apontavam 1.396 casos confirmados e 48 óbitos. Uma semana mais tarde (domingo, 26), os números registram 1.847 casos confirmados e outros 54 óbitos. O que representa, praticamente, um óbito por dia e uma crescimento de quase 33% em apenas oito dias.

A frente de fiscalização ao cumprimento do decreto que prevê medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus a Guarda Civil Municipal, a Vigilância Sanitária, o Procon, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114