Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sábado, 13 de novembro de 2010, 06h37
30 Anos

IFMT de Cáceres promove evento em comemoração aos 30 anos no município


A relação entre Cidadania e o Mundo do Trabalho; sistemas agroecológicos; formação e desafios profissionais em áreas agrárias; uso de geotecnologias para o mapeamento de solos, foram alguns dos elementos destacados nos espaços de diálogos e nas palestras ministradas durante a III Semana Tecnológica do IFMT Cáceres. O evento teve início na quarta-feira (10.11) e faz parte da programação de comemorações de 30 anos da instituição no município.

Na perspectiva da educação e socioeconomia solidária, o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Laudemir Zart, mestre em Sociologia Política, apontou reflexões sobre o exercício da cidadania e o mundo do trabalho. O aluno do IFMT Campus Cáceres, Cezar Pina Cassiano, expôs vivencias e concepções sobre sistemas agroecológicos em palestra sobre produção de alimentos orgânicos e modelo de economia socioambiental.

O uso de geotecnologias para mapeamento de solos foi um dos enfoques da palestra ministrada pelo pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE de Goiás, Virlei Álvaro de Oliveira, doutor em Geociências e Meio Ambiente. O tema gerador da contribuição do pesquisador foi a importância da classificação e mapeamento de solos com foco para algumas aplicações.

Com ênfase na economia regional, o professor do IFMT, Campus São Vicente, André Luis de Andrade, mestre em Fitotecnia, traçou os desafios encontrados na produção de frutas em Mato Grosso. Segundo Andrade, a produção no estado ainda é pequena e para atingir o potencial, elementos como qualidade, volume de produção e constância na oferta do produto, são indispensáveis.

A organização curricular e o histórico de formação superior na área de florestas foram apresentados no evento pelo professor Ismael Eleotério Pires, da Universidade Federal de Viçosa, UFV. Doutor em Genética e Melhoramento e diretor científico da Sociedade de Investigações Florestais, Pires ministrou a palestra 50 anos de Engenharia Florestal no Brasil.

Segundo a coordenadora da Sematec, Rhavena Liotti, os eixos temáticos debatidos nos espaços de palestras do evento foram pautados nos desafios e oportunidades educacionais e de desenvolvimento de tecnologias com aplicação a realidade socioeconômica regional e dentro da diversidade de atuação da educação tecnológica.

Além de palestras, o evento reuniu 65 trabalhos nas áreas científica, pedagógica e tecnológica e mais de 30 minicursos ministrados por servidores e alunos do IFMT/Campus Cáceres, nas áreas de agricultura, agroindústria, artes, biocombustíveis, biologia, educação ambiental, física, florestas, informática, linguagem, química, saúde e zootecnia.

Espaços culturais foram abertos com apresentações de alunos e servidores da instituição e convidados. Entre os grupos convidados participaram das apresentações, o Grupo Ambiental e Cultural Raízes e o Projeto Floresteca Foundation com alunos da comunidade rural de Clarinopólis.

A programação dos 30 anos do IFMT/Campus Cáceres será encerrada neste sábado (13.11) com as festividades de confraternização e encontros do dia do egresso que terá inicio às 7 horas da manhã na sede do campus.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114