Cuiabá | MT 16/04/2024
Interior de MT
Quarta, 17 de novembro de 2010, 07h32

Escola é classificada pela segunda vez em concurso nacional


O estudante Brian Wender, 16 anos, da Escola Estadual 12 de Abril, em Terra Nova do Norte (670 km da Capital) é o segundo representante dessa unidade, em Mato Grosso, a ser classificado para o Concurso de Redação Senado Federal. No ano passado a estudante Bruna Paes Pedroso, da mesma escola, também levou o prêmio estadual. Brian e outros 26 selecionados de todo o País estarão em Brasília nesta sexta-feira (19/11) para participar da solenidade de premiação.
A redação de Wender, com o tema nacional da III edição do Concurso, “Brasília, capital dos brasileiros”, foi destaque nas etapas escolar e estadual. A classificação estadual o colocou na solenidade federal, com outros três finalistas dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Todos os classificados estaduais receberão um notebook e diploma de participação.
O desafio dos participantes foi o de elaborar uma redação focada no tema “Brasília, capital dos brasileiros”. Segundo o site do Senado, disponibilizado para pesquisa, o objetivo era destacar o papel da capital federal nos destinos da nação e a responsabilidade de cada pessoa na construção de valores éticos, políticos e sociais do País. O assunto, para debate em sala de aula, visava provocar no aluno uma reflexão para embasar o texto.
Wender, assim como os colegas na faixa de 16 a 19 anos, desenvolveram durante as aulas de Língua Portuguesa a tarefa de trabalhar o tema. Pesquisaram e formularam o texto. Após vários rascunhos, Wender concluiu a redação. “Parti da ideia de que o Brasil é um corpo humano e Brasília o cérebro. Depois disso desenvolvi o texto”, relata.
Segundo ele, a possibilidade da classificação existia, mas acreditava ser remota, pois a colega de escola, Bruna Paes Pedroso, havia sido premiada em 2009. “Fiquei em dúvida de que pudessem dar o prêmio a mesma escola”, diz. Contrariando o percentual de negatividade, a Escola 12 de Abril foi novamente selecionada e o estudante embarca para o Planalto Central, nesta quarta-feira (17/11), provavelmente acompanhado da diretora, professora Jane Aparecida de Barros Alberton.
Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Wender se prepara para prestar vestibular para Medicina. Considerado um aluno esforçado pelos professores e pelos colegas, ele diz que tudo depende de atitude. “Corro atrás. Participo, tenho vontade de aprender, mas quando tenho dúvidas procuro esclarecê-las”, diz. Atualmente dedica parte do tempo ao trabalho com o pai, no período da tarde. E, à noite, participa do pré-vestibular on-line. “Ultimamente tenho pouco tempo para leitura, mas sempre que posso leio algum livro, independentemente do tema. Não tenho preferência”, declara.
A cerimônia de premiação do III Concurso de Redação ocorrerá no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, como parte dos festejos do cinquentenário da cidade. O evento ainda terá maior destaque porque será realizado em 19 de novembro, Dia da Bandeira. O evento está na terceira edição e é promovido pela Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114