Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sábado, 06 de março de 2021, 18h39

TRE atendeu a solicitação da AMM para a prorrogação das eleição em Torixoréu


.

O Tribunal Regional Eleitoral determinou a suspensão da realização da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Torixoréu, considerando o requerimento encaminhado pela Associação Mato-grossense dos Municípios, postulando a designação de uma nova data para o pleito eleitoral.

A AMM solicitou a prorrogação da eleição suplementar em Torixoréu, programadas para 11 de abril, justificando o aumento dos casos contaminação e de óbitos pela Covid-19. O documento foi apresentado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Gilberto Giraldelli.

A Procuradoria Regional Eleitoral opinou pelo adiamento da eleição suplementar no município para outra data oportuna, a ser agendada pelo Tribunal, assim que houver a diminuição da média móvel de casos, estabilização da contaminação a números aceitáveis e que a ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva-UTIs, esteja ao menos em 60%.

A Associação Mato-grossense dos Municípios informou no requerimento que a curva de contágio e de óbitos, tem subido rapidamente nas últimas semanas e o controle efetivo da doença, parece estar longe, mesmo com as iniciativas da vacinação. O município de Torixoréu pertence a circunscrição da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, até nova deliberação do Tribunal.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressaltou que as estatísticas apontam o crescimento nos casos de Covid-19 em Torixoréu e em localidades próximas. Conformes os boletins divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde. O número de casos vem crescendo nos municípios ao redor de Torixoréu, como Nova Xavantina e Barra do Garças. “Devido a este quadro da pandemia e da situação local, entendemos a necessidade do pedido de prorrogação das eleição. Se fosse realizada em abril, a eleição poderia provocar ainda mais a propagação do vírus”, argumentou.

Para minimizar os riscos, a AMM sugere que a eleição em Torixoréu seja realizada paralelamente a eleição de Acorizal, mas a data ainda não foi marcada. A medida traria economia de custos e aproveitamento de servidores à disposição para apuração do resultado da votação.

Além da solicitação da AMM, a recente edição do Decreto Estadual 836/2021, que impôs medidas restritivas de isolamento social para conter a disseminação do vírus em todo Estado, também foi considerada. O Estado aparece em 22º lugar no ranking de distribuição das vacinas contra a Covid-19. Atualmente, um percentual da população mato-grossense recebeu a primeira dose da vacina, e ainda aguarda a segunda dose.

O relatório da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aponta que após o pico da doença, em julho de 2020, o Estado teve uma desaceleração no número de pessoas infectadas, entre agosto e outubro. Essa redução foi interrompida em novembro de 2020, quando a curva epidêmica voltou a crescer, atingindo um novo pico no mês de janeiro de 2021. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114