Cuiabá | MT 20/04/2024
Interior de MT
Sábado, 04 de dezembro de 2010, 11h19

Evento em Cáceres realiza oficina sobre produção de frutas desidratadas


Uma oficina sobre produção de frutas desidratadas fez parte do I Encontro Mato-grossense sobre Turismo Rural na agricultura familiar, na tarde da ultima quinta-feira (02.12). O curso foi ministrado pela nutricionista e extensionista social da Empaer, Denise Maria Ávila Gutterres, e contou com 34 participantes. Foram ensinadas tecnologia de manga desidratada: boas práticas de manipulação de alimentos, técnica de desidratação, embalagem e apresentação do produto. Cálculo do custo de produção da manga desidratada.

A escolha da manga foi feita porque é a atual fruta da estação e como em Mato Grosso é fácil se ter uma mangueira em qualquer quintal, o desperdício da fruta quando se está na sua época também é muito grande. Além do que, deixar as frutas caídas de qualquer jeito, apodrecendo no quintal também traz o inconveniente da grande proliferação das moscas.

Ainda, pensando sustentavelmente e em termos a fruta também disponível nos meses fora de sua estação, a oficina sobre frutas desidratadas foi formatada oferecendo técnicas seguras na manipulação e conservação dos alimentos. O processo de desidratação é o mesmo para as demais frutas, com exceção do caju que deve ser fervido em calda adoçada antes de ser desidratado.

Durante a oficina foi apresentado um forno de desidratação industrial, que é elétrico. Com ele é possível ter frutas desidratadas em 10 horas aproximadamente. O custo desse forno pode variar entre R$ 700,00 a 800,00. Mas também foi ensinado o método tradicional de secagem ao sol. As frutas desidratadas conservam todas as características da fruta in natura, como cor, sabor, textura, aroma e todos os valores nutricionais, bastando que a técnica seja utilizada corretamente e que a fruta esteja no ponto apropriado para sofrer o processo de desidratação, que nada mais é que a retirada de água da fruta.

Algumas receitas culinárias foram testadas com a manga desidratada: manga ao molho branco, em saladas e outros pratos como acompanhamento. Ao final, as alunas puderam fazer a degustação e as frutas confeccionadas durante a oficina foram expostas na mostra dos resultados das oficinas no encerramento do evento.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114