Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Segunda, 18 de outubro de 2021, 12h25

Ações de fiscalização e educação para o trânsito são realizadas em MT


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e a Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário, realizaram diversas ações de fiscalização e educação para o trânsito entre os dias 14 e 16 de outubro nos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum. O objetivo foi de sensibilizar as pessoas para a prática de comportamentos mais seguros no trânsito.

Nos três dias, mais de 800 pessoas foram abordadas durante a ação educativa “Amigo da Rodada” em bares e restaurantes dos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum.

Os cidadãos puderam fazer o teste do etilômetro e, os que não apresentaram índice de alcoolemia, foram presenteados com brindes educativos como reforço pela atitude positiva. Foram encontrados, ao todo, 30 amigos da rodada, pessoas que não estavam ingerindo bebida alcoólica e poderiam conduzir o veículo em segurança.

A intenção do “Amigo da Rodada” é fazer uma blitz reversa para sensibilizar as pessoas sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção.

Após o resultado do teste do etilômetro, as pessoas que estavam ingerindo bebida alcoólica receberam informações sobre as penalidades as quais estariam sujeitos caso fossem flagrados conduzindo veículo automotor após a ingestão de bebida alcoólica.

 

“Foi mais uma ação integrada muito bem recebida nos municípios atendidos. Os frequentadores dos bares e restaurantes ficaram surpresos positivamente com as abordagens e demonstraram grande interesse em participar, realizando os testes com etilômetro e também aproveitaram para sanar diversas dúvidas em relação a alcoolemia e a Lei Seca. A população em geral fica surpresa ao perceber que, muitas vezes, uma quantidade de bebida menor do que a que eles imaginam já pode acarretar em crime de trânsito”, falou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

Após a abordagem educativa nos bares e restaurantes, os agentes realizaram ações de fiscalização em pontos estratégicos dos municípios de Sinop e Nova Mutum na operação integrada “Trânsito Seguro”. No município de Sorriso foi realizada mais uma edição da operação Lei Seca.

Ao todo, foram abordados 183 veículos e realizados 189 testes com uso de aparelhos etilômetros para detecção de alcoolemia. Vinte motoristas foram presos em flagrante por dirigir sob efeito de álcool.

 

“Tivemos dados positivos, principalmente nas ações educativas do Amigo da Rodada, que devem ser intensificadas cada vez mais para conscientizar as pessoas para um trânsito mais seguro”, disse o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário, tenente coronel PM Adão César Rodrigues Silva.

Entrega de etilômetros

Os etilômetros utilizados nas abordagens de fiscalização nos municípios foram entregues pelo Detran-MT e o Batalhão de Trânsito para as polícias dos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum para reforço nas ações de fiscalização de trânsito.

Sinop e Nova Mutum receberam um aparelho cada. Em Sorriso, foram entregues dois aparelhos, sendo um para a Polícia Militar e um para Polícia Judiciária Civil.

Os aparelhos etilômetros foram adquiridos pelo Detran-MT e cedido para uso das forças de segurança pública durante as atividades de fiscalização de trânsito no Estado.

 

f

"O foco do investimento é a redução dos índices de acidentes com ou sem mortes, envolvendo álcool e direção, através da intensificação e ampliação das operações integradas de fiscalização de trânsito. Com os etilômetros, o Detran, a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e as guardas municipais poderão exercer a fiscalização preventiva, educativa e repressiva de forma contínua para reduzir os índices de acidentes causados pela combinação de álcool e direção”, destacou a gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran, Kelli Lopes Felix.

No momento do teste do bafômetro, o condutor que apresenta índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido é preso, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e tem a CNH suspensa, além de responder por crime.

As ações educativas e de fiscalização realizadas nos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum contaram com apoio do Comando Regional 3 da Polícia Militar, 19ª Ciretran de Sinop, 12ª cia da PM de Sorriso, Guarda Municipal de Sorriso, Corpo de Bombeiros e Polícia Judiciária Civil de Sorriso, 37ª Ciretran de Sorriso, 26° Batalhão da PM de Nova Mutum e 44ª Ciretran de Nova Mutum.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114